Laboratório de Controlo de Qualidade partilha experiência com países beneficiários do Projecto SWEDD

 

Cidade da Praia, 23 Mai (Inforpress) –   O Laboratório de Controlo de Qualidade de Medicamentos de Cabo Verde (Inlab) vai partilhar a sua experiência com seis países da África do Oeste e do Centro que querem reforçar as capacidades dos seus laboratórios.

A partilha desta experiência irá acontecer no ateliê de “Exame e de validação dos resultados da missão de apoio aos laboratórios nacionais de controlo de qualidade dos medicamentos dos países beneficiários do projecto SWEDD” a ter lugar na Cidade da Praia entre os dias 23 e 25 de Maio.

Em nota de imprensa enviada à redacção da Inforpress, a organização explica que o Projecto de Empoderamento das Mulheres e Dividendo Demográfico no Sahel (SWEDD, na sigla em inglês) é uma iniciativa regional que envolve representantes de Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Mauritânia, Níger e Chade.

Tendo como objectivo o reforço do nível de empoderamento das mulheres e das adolescentes, visando acelerar a transição demográfica na região, o projecto integra três principais componentes de intervenções, sendo o de “reforçar as capacidades regionais a fim de melhorar a oferta de produtos e serviços de saúde reprodutiva, maternal, neonatal, infantil e nutricional (SRMNIN) e de pessoal qualificado”, uma delas.

Neste sentido, o projecto propõe reforçar as capacidades dos Laboratórios Nacionais de Controle de Qualidade dos Medicamentos (LNCQM) da região a fim de lhes permitir ter acesso à acreditação ISO 17025 e/ou a pré-qualificação Organização Mundial da Saúde (OMS) e garantir o acesso das populações a produtos e SRMNIN de qualidade.

Para ajudar os seis países a atingir este objectivo, o Escritório Regional do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para a África do Oeste e do Centro, que assegura o Secretariado Técnico do projecto, e a Organização Oeste-Africana da Saúde (OOAS) solicitaram o apoio de especialistas independentes e do Inlab que já é acreditado em ISO 17025.

O reforço das capacidades para a elaboração das políticas e a implementação do projecto, e criar a demanda por produtos e serviços de saúde reprodutiva, maternal, neonatal, infantil e nutricional para promover a mudança social e comportamental e o empoderamento das mulheres e das adolescentes, são outras intervenções propostas pelo projecto.

O ateliê, que servirá de quadro de estudos para os responsáveis dos Laboratórios Nacionais de Controle de Qualidade dos Medicamentos (LNCQM) dos países do Projecto SWEDD, vai ser também uma oportunidade para a divulgação dos resultados da missão de apoio e para examinar e validar os roteiros dos países.

Do programa do ateliê de três dias constam vários pontos, nomeadamente a apresentação dos Termos de Referência da missão de apoio do Inlab aos beneficiários LNCQM do Projecto SWEDD, a elaboração do plano de formação dos LNCQM, a elaboração de um plano de acção e de um roteiro harmonizado pelas intervenções da OOAS no quadro do Projeto SWEDD, a definição dos indicadores de acompanhamento da performance dos LNCQ, entre outros.

DR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos