Kriol Jazz Festival é o primeiro festival de música do país a pagar os direitos autorais à SCM

 

Cidade da Praia, 13 Abr (Inforpress) – A nona edição do Kriol Jazz Festival 2017 (KJF) vai ser o primeiro festival de música de Cabo Verde a pagar os direitos autorais à Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), que representa esta classe.

A informação foi avançada hoje à imprensa, na Cidade da Praia, por Samira Pereira, oficial de imprensa do Atlantic Music Expo (AME), que decorre desde 10 de Abril e encerra hoje, e do Kriol Jazz Festival (KJF) que retoma esta sexta-feira e sábado, 15, as actividades iniciadas a 08 de Abril.

Segundo Samira Pereira, com isso dá-se um “passo importante” nos direitos autorais e de protecção dos direitos e divulgação aos respectivos artistas e criadores.

Informou que este pagamento que vai ser feito à Sociedade Cabo-verdiana de Música na rubrica “Execução de música ao vivo”, que irá proteger os direitos autorais dos artistas intérpretes e executantes.

Este passo também é “importante”, no seu entender, tendo em conta que para a candidatura da morna à Património Mundial Imaterial da Humanidade, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) exige que o país regularize e implemente a gestão dos direitos autorais quer a nível de cobrança e de distribuição.

Em uma nota de imprensa, a Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) considera de “extrema importância” este cumprimento de obrigação legal pelo Kriol Jazz Festival (KJF), que  inaugura um “processo fundamental” de cobrança “efectiva e contínua” dos direitos de autor em Cabo Verde.

Este pagamento por parte do KJF, no entender da SCM vai reforçar o processo de candidatura da SCM à Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), sendo este um passo “extremamente importante” para a adesão desta entidade de gestão colectiva de direitos de autor cabo-verdiana à essa “prestigiada” confederação internacional.

O acto, a ter lugar esta sexta-feira num dos hotéis da capital, as 11:00, vai contar com a presença da presidente e do vice-presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música, da vereadora de Cultura da Câmara Municipal da Praia, Débora Sanches, e do director da produtora Harmonia, José da Silva, em representação do Kriol Jazz Festival.

FM

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos