Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Kriol Jazz Festival é o primeiro festival de música do país a pagar os direitos autorais à SCM

 

Cidade da Praia, 13 Abr (Inforpress) – A nona edição do Kriol Jazz Festival 2017 (KJF) vai ser o primeiro festival de música de Cabo Verde a pagar os direitos autorais à Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), que representa esta classe.

A informação foi avançada hoje à imprensa, na Cidade da Praia, por Samira Pereira, oficial de imprensa do Atlantic Music Expo (AME), que decorre desde 10 de Abril e encerra hoje, e do Kriol Jazz Festival (KJF) que retoma esta sexta-feira e sábado, 15, as actividades iniciadas a 08 de Abril.

Segundo Samira Pereira, com isso dá-se um “passo importante” nos direitos autorais e de protecção dos direitos e divulgação aos respectivos artistas e criadores.

Informou que este pagamento que vai ser feito à Sociedade Cabo-verdiana de Música na rubrica “Execução de música ao vivo”, que irá proteger os direitos autorais dos artistas intérpretes e executantes.

Este passo também é “importante”, no seu entender, tendo em conta que para a candidatura da morna à Património Mundial Imaterial da Humanidade, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) exige que o país regularize e implemente a gestão dos direitos autorais quer a nível de cobrança e de distribuição.

Em uma nota de imprensa, a Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) considera de “extrema importância” este cumprimento de obrigação legal pelo Kriol Jazz Festival (KJF), que  inaugura um “processo fundamental” de cobrança “efectiva e contínua” dos direitos de autor em Cabo Verde.

Este pagamento por parte do KJF, no entender da SCM vai reforçar o processo de candidatura da SCM à Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), sendo este um passo “extremamente importante” para a adesão desta entidade de gestão colectiva de direitos de autor cabo-verdiana à essa “prestigiada” confederação internacional.

O acto, a ter lugar esta sexta-feira num dos hotéis da capital, as 11:00, vai contar com a presença da presidente e do vice-presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música, da vereadora de Cultura da Câmara Municipal da Praia, Débora Sanches, e do director da produtora Harmonia, José da Silva, em representação do Kriol Jazz Festival.

FM

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos