Mindelo, 10 Nov (Inforpress) – A cantora norte-americana Kavita Shah apresenta no dia 17 de Novembro, no Centro Cultural do Mindelo (CCM), o seu mais recente álbum “Cape Verdeans Blues” que representa uma homenagem à Cesária Évora e a Cabo Verde.
Conforme informações divulgadas pelo CCM, o espectáculo acontece no Grande Luís Morais Auditório e a artista estará acompanhada da banda composta por Bau, Hernani Almeida e N’Du.
Kavita Shah pretende assim deliciar o público mindelense com o trabalho de 12 faixas que é “uma homenagem à carismática e assumidamente individual artista Cesária Évora, e uma carta de amor ao seu deslumbrante arquipélago e país insular, bem como ao seu povo acolhedor”, lê-se na nota do CCM.
Cape Verdeans Blues, segundo a mesma fonte, representa um álbum cuidadosamente organizado de música tradicional cabo-verdiana, resultante de uma pesquisa etnográfica de Shah em São Vicente.
No coração do álbum de 12 músicas está “sodade”, uma palavra idiomática que não tem uma definição em inglês, mas conota uma sensação melancólica de transitoriedade que permeia Cabo Verde, sua música e sua população insular de espírito livre.
“Encontrei uma sensação de lar, que me iludiu durante grande parte dos meus 37 anos, neste paraíso no meio do Oceano Atlântico”, disse Kavita Shah, assumindo que hoje percebe que quando conheceu Cesária Évora, num concerto no Brasil, e ao ouvir a sua voz, ela a chamava por um caminho que deve “continuar trilhando em busca de sodade”.
O álbum foi gravado em Mindelo, Cabo Verde, Lisboa, Portugal e Nova Iorque, sendo que nove das faixas são de repertório tradicional, uma é um trabalho autoral (uma morna que Shah escreveu à uma letra de Morgadinho), e o álbum inclui canções cantadas em crioulo cabo-verdiano, português brasileiro e a sua língua indiana materna gujarati.
LN/CP
Inforpress/Fim