Júlio Herbert defende reforço da presença de Cabo Verde na CEDEAO e vice-versa (c/aúdio)

Cidade da Praia, 02 Nov (Inforpress) – O ministro adjunto do primeiro-ministro para Integração Regional, Júlio Herbert, defendeu hoje, na Cidade da Praia, um reforço da presença de Cabo Verde na CEDEAO e também da CEDEAO em Cabo Verde.

Júlio Herbert advogou este ponto de vista, à margem de uma visita de cortesia do presidente da Comissão da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), Jean-Claude Kassi Brou, ao presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

Para aquele governante, a vinda de Jean-Claude Kassi Brou enquadra-se na necessidade de aproximação das agendas de trabalho de Cabo Verde e da CEDEAO para que, efectivamente, caminhem juntos e potenciar todas as acções a favor, quer da comunidade, quer de Cabo Verde, em particular.

Para Júlio Herbert há duas dimensões que devem ser cultivadas e desenvolvidas no futuro, sendo elas o reforço da presença de Cabo Verde na CEDEAO e um reforço da presença da CEDEAO no arquipélago.

Por seu turno, Jean-Claude Kassi Brou mostrou-se satisfeito ao ver que há uma “forte vontade política” de Cabo Verde em reforçar a cooperação e integração regional a nível da CEDEAO.

“Estamos aqui para nos reunirmos com as autoridades cabo-verdianas e juntos encontrar as pistas que ajudarão no reforço da integração regional de Cabo Verde”, disse o presidente da Comissão da CEDEAO, ressaltando que há “grandes potenciais” na sub-região, nomeadamente o económico, comercial, turístico e financeiro.

Jean-Claude Kassi Brou defendeu a necessidade de usar todas essas potencialidades para o bem das populações.

Nas relações com Cabo Verde, disse aquele responsável, a CEDEAO irá invocar questões com o comércio, transportes aéreos, infra-estruturas marítimas, e desenvolvimento agrícola.

GSF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos