JpD realiza terceira edição da Universidade do Poder Local no sábado em Santa Cruz

Cidade da Praia, 06 Mar (Inforpress) – A Juventude para Democracia (JpD) realiza a terceira edição da Universidade do Poder Local no sábado, 11, em Santa Cruz, após um ciclo interrompido, com proposta de um fórum de debate centrado na importância das políticas públicas locais.

Este anúncio foi feito hoje, em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, pelo secretário-geral da JpD, Liver Gomes, que sublinhou a importância central do municipalismo como espaço de afirmação dos jovens.

Após um interregno, devido a razões da pandemia, nesta terceira edição, que acontecerá sob o lema “Uma agenda jovem nas políticas públicas”, a JpD quer oferecer aos jovens um fórum de debate e de conhecimento centrado na importância das políticas públicas locais.

“A universidade do poder local visa dotar os seus dirigentes, associados, simpatizantes e seguidores, noções básicas sobre o poder local, que é o poder mais próximo dos cidadãos, bem como reforçar a cultura política democrática no seio da juventude cabo-verdiana”, considerou.

É que, conforme Liver Gomes, “mais de três décadas de consolidação” do poder local democrático importa construir caminhos para uma administração autárquica “cada vez mais alinhada com o rigor, as novas tecnologias e uma maior responsabilização e eficácia” na gestão dos recursos públicos, mas também na capacitação de resposta às demandas de uma população “cada vez mais exigente e esclarecida”.

Necessidades essas em que, a seu ver, a nova geração, por razões da sua qualificação e formação académica, pode dar um “contributo fundamental”.

Nesta terceira edição constam quatro módulos, sendo o primeiro a “Organização e funcionamento das Autarquias Locais”, tendo como orador, o presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Angelo Vaz, o segundo sobre “Fontes de financiamento municipal”, a ser proferido pelo deputado da nação, Celso Ribeiro.

O terceiro módulo estará ao cargo do presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde e presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, que vai debruçar sobre “Os desafios do municipalismo nas relações internacionais”, e o quarto e último, sobre “As mulheres e o poder local”, será proferido pela presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro.

A terceira edição da Universidade do poder local principia às 09:30, no concelho de Santa Cruz, no espaço multiuso, em Achada Fátima, sendo que uma terceira extensão está prevista para ser realizada no Barlavento, com data e local ainda por determinar.

ET/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos