JpD formou uma geração que tem trazido soluções para Cabo Verde ao longos dos 25 anos – Euclides Silva (c/áudio)

Cidade da Praia, 25 Jun (Inforpress) – O presidente da Juventude para a Democracia (JpD), Euclides Silva, disse hoje que a organização juvenil  do MpD já formou uma geração que tem trazido soluções para Cabo Verde ao longos dos 25 anos.

Euclides Silva falava em entrevista à Inforpress a propósito dos 25 anos da criação da JpD, que será comemorado na sexta-feira com um jantar-gala, na Cidade da Praia, presidido pelo líder do Movimento para a Democracia (MpD) e primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Segundo o presidente da JpD, durante esses 25 anos esta organização satélite do partido tem exercido um papel “importante em Cabo Verde”.

Prova disso, sustentou, é que quase todos os antigos dirigentes da JpD hoje são destacadas figuras do MpD e da governação, casos de Olavo Correia, que é vice-primeiro-ministro e que foi um dos fundadores e primeiro vice-presidente da JpD, eleito na convecção de 1996, para além do ministro Fernando Elísio Freire, e do actual secretário-geral do partido, Miguel Monteiro.

Tudo isso, sublinhou o dirigente da organização juvenil do MpD, graças à aposta na formação política dentro e fora do país, fruto de parcerias com instituições como a Juventude Social Democrata (JSD).

Para além da formação política, conforme Euclides Silva, as bodas de prata da JpD acarretam “muita responsabilidade” porque possui uma trajectória “marcada pelo combate político” e pela “apresentação de ideias e inovações” ao Governo seja quando o MpD estava na oposição e agora na governação do país.

“É muita responsabilidade. A organização já vai atingir um quarto de seculo, é um longo percurso. Por isso, essa gala também vai ser um momento de balanço de toda a trajectória da JpD”, afirmou Euclides Silva, acrescentando que um terço dos deputados da bancada parlamentar do MpD vieram da JpD.

De acordo com a mesma fonte, “esses ganhos” serão partilhados com a juventude e demais organizações juvenis no jantar-gala com Ulisses Correia e Silva, que vai aproveitar o momento para falar das politicas e das medidas adoptadas pelo Governo no último mandato para a juventude.

Para além disso, haverá uma homenagem aos antigos presidentes de JpD como Paulo Monteiro, Lourenço Lopes, Alcides de Pina, Fernando Elísio Freire, Miguel Monteiro e Herménio Fernandes.

A JpD foi criada em Junho de 1994 e, neste momento, conta com cerca de cinco mil membros em Cabo Verde. Também possui um núcleo em Portugal e pontos focais que actuam dentro das comunidades cabo-verdianas na diáspora.

No entanto, conforme Euclides Silva, a perspectiva é continuar a mobilizar mais jovens para as causas do MpD, mas, sobretudo, para a acção cívica para não só firmar políticos profissionais. É formar bons cidadãos, mas também cidadãos “atentos, exigentes, irreverentes e capazes de fazer com que as coisas aconteçam”.

CD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos