Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

JpD formou uma geração que tem trazido soluções para Cabo Verde ao longos dos 25 anos – Euclides Silva (c/áudio)

Cidade da Praia, 25 Jun (Inforpress) – O presidente da Juventude para a Democracia (JpD), Euclides Silva, disse hoje que a organização juvenil  do MpD já formou uma geração que tem trazido soluções para Cabo Verde ao longos dos 25 anos.

Euclides Silva falava em entrevista à Inforpress a propósito dos 25 anos da criação da JpD, que será comemorado na sexta-feira com um jantar-gala, na Cidade da Praia, presidido pelo líder do Movimento para a Democracia (MpD) e primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Segundo o presidente da JpD, durante esses 25 anos esta organização satélite do partido tem exercido um papel “importante em Cabo Verde”.

Prova disso, sustentou, é que quase todos os antigos dirigentes da JpD hoje são destacadas figuras do MpD e da governação, casos de Olavo Correia, que é vice-primeiro-ministro e que foi um dos fundadores e primeiro vice-presidente da JpD, eleito na convecção de 1996, para além do ministro Fernando Elísio Freire, e do actual secretário-geral do partido, Miguel Monteiro.

Tudo isso, sublinhou o dirigente da organização juvenil do MpD, graças à aposta na formação política dentro e fora do país, fruto de parcerias com instituições como a Juventude Social Democrata (JSD).

Para além da formação política, conforme Euclides Silva, as bodas de prata da JpD acarretam “muita responsabilidade” porque possui uma trajectória “marcada pelo combate político” e pela “apresentação de ideias e inovações” ao Governo seja quando o MpD estava na oposição e agora na governação do país.

“É muita responsabilidade. A organização já vai atingir um quarto de seculo, é um longo percurso. Por isso, essa gala também vai ser um momento de balanço de toda a trajectória da JpD”, afirmou Euclides Silva, acrescentando que um terço dos deputados da bancada parlamentar do MpD vieram da JpD.

De acordo com a mesma fonte, “esses ganhos” serão partilhados com a juventude e demais organizações juvenis no jantar-gala com Ulisses Correia e Silva, que vai aproveitar o momento para falar das politicas e das medidas adoptadas pelo Governo no último mandato para a juventude.

Para além disso, haverá uma homenagem aos antigos presidentes de JpD como Paulo Monteiro, Lourenço Lopes, Alcides de Pina, Fernando Elísio Freire, Miguel Monteiro e Herménio Fernandes.

A JpD foi criada em Junho de 1994 e, neste momento, conta com cerca de cinco mil membros em Cabo Verde. Também possui um núcleo em Portugal e pontos focais que actuam dentro das comunidades cabo-verdianas na diáspora.

No entanto, conforme Euclides Silva, a perspectiva é continuar a mobilizar mais jovens para as causas do MpD, mas, sobretudo, para a acção cívica para não só firmar políticos profissionais. É formar bons cidadãos, mas também cidadãos “atentos, exigentes, irreverentes e capazes de fazer com que as coisas aconteçam”.

CD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos