Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

JPAI destaca contribuição da Associação Cabo-verdiana de Brockton na divulgação da cultura e valores nacionais

Cidade da Praia, 27 Ago (Inforpress) – O presidente da Juventude do PAICV, Fidel de Pina, de visita aos EUA, onde se encontrou com a Associação Cabo-verdiana de Brockton, destacou o trabalho que esta vem fazendo na divulgação da cultura e valores cabo-verdianos.

Segundo o líder da juventude tambarina, a Associação Cabo-verdiana de Brockton tem servido não só para apoiar diferentes causas em Cabo Verde, como tem sido suporte para que os cabo-verdianos residentes neste estado tenham uma melhor integração.

Durante o encontro com a Associação Cabo-verdiana de Brockton, Fidel de Pina, segundo nota de imprensa, analisou com a mesma a integração da comunidade cabo-verdiana, tendo considerado o tema como um dos “grandes desafios” do presente e do futuro da diáspora cabo-verdiana que reside nos Estados Unidos da América.

No que respeita a dificuldades de integração dos jovens, o debate entre as partes, sublinha a mesma nota, constatou a necessidade de um trabalho conjunto entre as organizações cabo-verdianas no país e na diáspora para ajudar a juventude a se orientar.

Normalmente os que mais sofrem as maiores consequências da não integração são essencialmente os jovens, frisou o líder da juventude do PAICV, para quem é preciso haver um trabalho preventivo a partir de Cabo Verde para os que estão no processo de emigração para os Estados Unidos da América.

“Temos vários jovens que abandonam os estudos logo que tiverem a informação por parte dos familiares de que a documentação para processo de emigração já se encontra na embaixada. Acreditamos que é possível através das câmaras municipais e da Plataforma das ONG desenvolver projectos para trabalhar com esses jovens cabo-verdianos antes de emigração”, disse Fidel de Pina.

Isso porque, explicou, os jovens vão integrar uma cultura e legislação completamente diferentes, que requer domínio de um novo idioma, enfim uma nova realidade, pelo que uma má integração pode afectar Cabo Verde devido às consequências que dela pode advir.

Por sua vez, o presidente da Associação Cabo-verdiana de Brockton, Carlos Silva, realçou o contributo que a comunidade cabo-verdiana vem dando para o desenvolvimento económico, social, político e cultural de Brockton.

“Actualmente na nossa cidade, temos muitos empresários cabo-verdianos bem-sucedidos, temos grandes quadros cabo-verdianos nas diferentes áreas, temos vários desportistas cabo-verdianos a se destacarem em distintas modalidades e da mesma forma na política”, disse, relembrando que o Mayor da cidade de Brockton é um cabo-verdiano.

Apesar disso, acrescentou que a Associação irá continuar a trabalhar para orientar os cabo-verdianos proporcionado apoio e suporte em matéria da educação, saúde e assistência em vários serviços para que a comunidade possa alcançar mais conquistas.

A Comitiva da JPAI é integrada pelo seu presidente Fidel Cardoso de Pina, António Cula e Ulisses Andrade.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos