Cidade da Praia, 04 Mar (Inforpress) – O CERMI informou que estão abertas candidaturas para cursos de formação profissional em energias renováveis e manutenção industrial para jovens residentes na ilha de Santiago e que o prazo termina no dia 20 de Março.
Em comunicado, o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) avança que o concurso público para atribuição de 150 bolsas de estudos são destinados a jovens fora de emprego ou educação ou formação, para cursos de formação profissional de nível 3, 4 e 5, nas áreas de energias renováveis e manutenção industrial.
Conforme a nota, para curso de Nível 3 são exigidos 8º ano de escolaridade ou curso profissional de nível de 2 e idade compreendida entre os 18 a 30 anos e para curso de Nível 4, 10º ano de escolaridade ou curso profissional de nível de 3 e idade compreendida entre os 18 a 30 anos.
Já no curso de Nível 5, acrescentou o CERMI, são exigidos 12º ano de escolaridade ou curso profissional de nível de 4 e idade compreendida entre os 18 a 30 anos.
Os cursos abertos são de Técnico de Instalações Eléctricas e ITED Montagem e Manutenção de Equipamentos Mecânicos Industriais, Montagem e Manutenção de Instalações Eléctricas e Industriais de Baixa Tensão, Instalação e Manutenção de Sistemas Fotovoltaicos de Produção de Energia Eléctrica.
Fazem ainda parte dos cursos disponíveis: Instalações Eléctricas e Infra-estruturas de Telecomunicações em Edifícios, Instalação e Manutenção de Sistemas Domésticos de Energias Renováveis e Técnico de Electromecânica de Manutenção Industrial,
As candidaturas podem ser feitas presenciais, na secretaria do CERMI ou preferencialmente online através do link: http://cermicv.com/150-bolsas-ilha-santiago/, com os seguintes documentos: Bilhete de Identidade, NIF, Comprovativo de Habilitações Literárias.
O CERMI informa ainda que a bolsa de formação profissional no CERMI para jovens residentes na ilha de Santiago cobrirá os custos com propina, equipamentos de protecção e certificados e que as formações terão início no dia 05 de Abril de 2021.
O CERMI tem o objectivo de promover a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de competências para o exercício de actividades profissionais de excelência no domínio das energias renováveis e manutenção industrial.
Foi criado para ser um centro de referência internacional, particularmente vocacionado para o mercado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e que oferece condições formativas, de auditoria, de certificação, de fiscalização, de metrologia, de monitorização e de investigação e desenvolvimento.
O centro está dotado de condições capazes de responder aos desafios tecnológicos que Cabo Verde e os países da região enfrentam para o seu desenvolvimento sustentado, nas áreas da energia renovável e manutenção industrial.
CM/JMV
Inforpress/Fim.