Jovens de Pensamento e arredores capacitam-se na prevenção ao uso do álcool e outras drogas nas comunidades

Cidade da Praia, 11 Abr. (Inforpress) – Um grupo de jovens de Pensamento e arredores participam numa formação de dois dias, na Praia, destinada a Jovens Multiplicadores em Matéria de Prevenção ao uso do álcool e outras drogas nas comunidades.

Promovida pela Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD), esta actividade realiza-se em parceria com a Associação Grupo “Konscencializason”, com o propósito de capacitar os jovens multiplicadores, visando contribuírem para a prevenção do uso do álcool e outras drogas na comunidade.

Pretende-se, igualmente, com esta acção de formação, contribuir para o reforço de atitudes e comportamentos saudáveis e promoção de mudanças nas vidas dos pares, influenciando positivamente as suas atitudes, crenças e comportamentos.

À Inforpress, a formadora Eloisa Borges disse que com esta formação dirigida à Associação Grupo “Konscencializason”, constituída por jovens com uma área de acção nas localidades limítrofes de Pensamento e Calabaceira, os jovens serão reprodutores junto de outros colegas na prevenção do uso do álcool e outras drogas nestas comunidades.

“Principais conceitos sobre álcool, e outras drogas”, “Que Estratégias a utilizarem na Prevenção na comunidade”, “A Importância na prevenção do uso de álcool e outras drogas nas comunidades” e a “Situação do estudo realizado em 2013”, constam dos módulos desta acção de capacitação, a ser ministra pela socióloga Eloisa Borges.

Avançou ainda que os jovens vão falar da caracterização das suas próprias comunidades, estando perspectivada para o final deste curso a elaboração de um documento virado para a parte prática desta formação, para se complementar a teoria.

É que os participantes terão a incumbência de realizar um trabalho num determinado bairro, indispensável para a obtenção do certificado.

A formadora fez questão de ressalvar que a sociedade cabo-verdiana já está munida de informações sobre os males e efeitos do uso de álcool e outras drogas, mas que falta transformar estas informações que abundam em atitudes e comportamentos, com o argumento que “o álcool é uma droga como tantas outras drogas, que mata e traz muitas consequências graves”.

Neste particular realçou que a “Lei do Álcool”, que neste momento está a ser socializada, trará algumas alterações que irá pôr cobro a esta situação, revelando que a CCAD pretende ter “cada vez mais actores” na sociedade para poder chegar a todos os bairros e localidades.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos