Jovens líderes comunitários de Santiago Sul recebem capacitação no domínio da VBG

Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) – Cerca de 30 líderes comunitários das comunidades de Santiago Sul iniciaram hoje uma formação no domínio da Violência com Base no Género (VBG) sobre o tema “Engajar comunidades pela paz, justiça e igualdade”.

A formação, promovida pelo Movimento Internacional de Direitos Humanos (IHRM), em parceria com o ICIEG, Ministério da Justiça e Saúde, visa segundo a promotora do evento, capacitar líderes comunitários para poderem identificar e ajudar as pessoas com problemas relacionadas com VBG no bairro onde residem.

Segundo a secretária geral do IHRM, que organiza a campanha em Cabo Verde, Princess Adewoyin, o movimento quer com esta acção formativa dotar de ferramentas os líderes das comunidades para que possam saber como tratar casos de VBG nos bairros onde estão inseridos.

Já a representante do Ministério da Justiça, que presidiu a cerimónia de abertura da formação, Marlene Dias, disse que é preciso trabalhar na prevenção para que o país consiga diminuir casos de VBG.

“Apoiamos e olhamos com bons olhos esta formação, pois, entendemos que quanto mais pessoas estiverem informadas e capacitadas sobre o tema saberão identificar e ajudar pessoas com problemas relacionados à VBG”, disse a directora-geral da Política de Justiça (DGPJ) do Ministério da Justiça.

Os formandos, por sua vez, manifestaram-se “abertos e disponíveis” em receber informações que os ajudassem a identificar e ajudar pessoas com problemas de VBG.

A formação, que visa fornecer ferramentas necessárias e preparar jovens líderes das comunidades de Santiago Sul contra a VBG, vai abordar temas ligados ao combate a violência baseada no género na área da saúde e justiça.

PC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos