Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Jovens cabo-verdianos licenciados já podem concorrer ao programa de bolsas de mestrado Canárias-África (c/áudio)

Cidade da Praia, 10 Jun (Inforpress) – O Governo das Canárias vai atribuir 17 bolsas de estudo para o grau de mestrado 2021-2022 aos estudantes de vários países africanos que já podem concorrer ao programa para a realização de estudos nas duas Universidades das Canárias.

Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de apresentação realizada na Universidade Jean Piaget, o reitor Wlodzimierz Szymaniak afirmou que este programa irá permitir aos estudantes cabo-verdianos que queiram continuar os seus estudos realizá-los nas Canárias.

“Este programa atribui bolsas de mestrado para jovens licenciados oriundos de vários países da África Ocidental. As bolsas provêm do governo regional e abrangem unicamente estudos de pós-graduação na Universidade de La Laguna e na Universidade Gran-Canaria”, referiu.

O programa de bolsas de mestrado Canárias-África, avançou, contemplam várias áreas, com destaque para as ciências biomédicas, design e tecnologias, acrescentando que a bolsa de estudo inclui a matrícula académica, alojamento e manutenção, uma viagem de ida e volta, uma mesada mensal e um seguro médico.

O reitor da UniPiaget destacou a cooperação entre as universidades cabo-verdianas e das ilhas Canárias e defendeu a necessidade de se estabelecer uma ponte visando reforçar esta parceria.

Para a UniPiaget em concreto, realçou Wlodzimierz Szymaniak, será uma grande satisfação ver estudantes licenciados pela referida universidade, serem seleccionados para continuarem os seus estudos nas universidades de prestígio, mostrando-se optimista de que, para o ano lectivo 2021-2022, estudantes cabo-verdianos serão beneficiados com bolsas de estudo nas Canárias.

“Vejo com muito bons olhos qualquer cooperação com os nossos vizinhos no Atlântico e um dos vizinhos mais próximos são as Canárias. A nossa universidade tem contactos científicos com as duas universidades de Canárias, já tivemos várias formas de cooperação e este programa de bolsas já tinha abrangido dois licenciados da nossa universidade”, asseverou.

Para concorrer ao programa, solicita-se grau de licenciatura nos últimos quatro anos, ter menos de 30 anos, nacionalidade cabo-verdiana e residir em Cabo Verde.

O prazo termina no dia 17 de Junho.

CM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos