José Maria Neves recebido pelo Presidente do Burkina Faso a quem convidou para visitar Cabo Verde

Cidade da Praia, 11 Dez (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, foi recebido hoje pelo seu homólogo do Burkina Faso, Roch Kaboré, quando fazia escala à caminho de Abidjan para participar na 60ª conferência dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO.

Conforme informações disponibilizadas pela assessoria de imprensa, o que era suposto ser uma escala de 20 minutos, acabou por se revelar numa “grata surpresa”, com o chefe de Estado cabo-verdiano a ser surpreendido pelo seu homólogo numa “recepção calorosa”, precisamente no dia em que é celebrado o Dia Nacional de Burkina Faso.

“Os dois presidentes tiveram a oportunidade de abordar as suas preocupações quanto à segurança e o terrorismo na sub-região, para além do reforço das relações bilaterais entre os dois países”, refere uma nota disponibilizada à Inforpress.

A oportunidade foi aproveitada por José Maria Neves para convidar o Presidente Roch Kaboré para visitar Cabo Verde, convite que, de acordo com a mesma fonte, foi prontamente aceite, ficando por decidir a data.

José Maria Neves já se encontra na Nigéria, onde já participa num encontro com os Chefes de Estado e do Governo que vão estar presentes na 60ª conferência da CEDEAO, promovida pelo actual Presidente da República do Gana e presidente em exercício da CEDEAO, Nana Akufo-Addo, onde serão analisados os desafios que a Democracia enfrenta nesta sub-região e os meios para a reforçar.

A 60ª sessão ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que terá lugar no domingo, 12, em Abuja, e da agenda dos trabalhos constam o debate sobre o programa de Moeda Única da comunidade, assim como as situações prevalecentes no Mali e na Guiné-Conakry e a reforma institucional da CEDEAO em curso.

Esta é a primeira deslocação do novo Chefe de Estado cabo-verdiano para uma missão fora do país, desde que tomou posse, no dia 09 de Novembro.

No entanto é a sua segunda deslocação desde que foi eleito, tendo a primeira visita sido realizada dois dias depois das eleições de 17 de Outubro, ao Gana, para precisamente se encontrar com o chefe de Estado desse país, Nana Akufo-Addo, também presidente da CEDEAO.

MJB/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos