José Maria Neves diz que é mais sim a possibilidade de se candidatar à Presidência da República

Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) – O antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, admitiu hoje que a possibilidade de se candidatar às próximas eleições presidenciais “está mais para sim do que para não”, prometendo para breve uma declaração sobre a matéria.

José Maria Neves falava aos jornalistas à margem da conferência “30 anos a cuidar da liberdade de imprensa”, promovida pelo Sindicato dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), no âmbito das celebrações dos 30 anos de existência da organização.

“Proximamente estarei a fazer uma declaração sobre esta matéria. Neste momento, como eu tenho dito, é mais sim a possibilidade de me candidatar à Presidência da República”, afirmou.

De todo o modo, relembrou, ainda haverá eleições legislativas em que, disse, haverá “muita turbulência”, pelo que, neste momento, é preciso dar sossego aos partidos para se preparem para este embate eleitoral.

“As presidênciais são eleições suprapartidárias e, portanto, terão lugar seis meses depois precisamente para se evitar o contágio e é importante que não haja sobreposição de debates sobre essas matérias”, completou.

Questionado sobre o ‘timming’ da sua declaração em relação a matéria, José Maria Neves respondeu que a mesma poderá acontecer antes das legislativas, mas que será um mero anúncio caso decidir pela candidatura.

A apresentação das linhas gerais dessa candidatura será, “com certeza”, depois das legislativas para não haver sobreposição de debates e contágio e evitar que não se deixe de fazer, efectivamente em cada etapa, o debate que é necessário ser feito sobre o País e sobre o futuro.

“É muito provável que ainda este ano eu faça essa declaração sobre a minha eventual candidatura à Presidência da República”, finalizou.

GSF/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos