Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

José Maria Neves destaca “determinante contributo” de Angola para o fim do apartheid na África do Sul

Luanda, 10 Jan (Inforpress) – O Presidente da República de Cabo Verde rendeu hoje o seu preito de “profundo respeito e gratidão” ao “martirizado povo angolano” pelos “enormes sacrifícios” consentidos e o seu “determinante” contributo pelo fim do apartheid na África do Sul.

José Maria Neves deixou esta mensagem enquanto discursava numa reunião plenária solene da Assembleia Nacional de Angola, na sequência da visita de Estado que efectua a Angola.

O Chefe de Estado cabo-verdiano falou ainda na importância de Angola para a libertação de Nelson Mandela (em Fevereiro 1990), pelo estabelecimento de um governo multirracial na África do Sul, bem como para a independência na Namíbia (em Março de 1990).

“Angola escreveu dessa forma uma página empolgante e exemplar na história recente do nosso continente. O vosso sacrifício valeu a pena, mudou a face da África Austral, contribuindo de forma decisiva para propiciar um clima de desenvolvimento nesta região com reflexos ao nível da África no seu todo”, continuou.

José Maria Neves ressaltou que é esta Angola, “solidária, generosa, destemida e insubmissa” que deve servir de inspiração para os demais estados africanos, sobretudo quando a empreitada possa parecer gigantesca ou impossível como na altura aparentava ser o combate para derrubar o regime racista da África do Sul.

“Angola ainda teve de lutar pela conquista da paz interna, o que conseguiu definitivamente em 2002, aliás comemora-se este ano o vigésimo aniversário desse momento que marcou o relançar da esperança num clima de paz de concórdia nacional e de compromisso colectivo com a reconstrução nacional”, completou.

José Maria Neves fez ainda votos de que Angola continue a exercer um papel inspirador e de liderança e que seja cada vez um actor respeitado, credível e relevante a nível sub-regional na África e no mundo. 

José Maria Neves iniciou no domingo uma visita de Estado a Angola que termina na próxima quarta-feira, 12. Da delegação fazem parte membros do Governo, representantes dos partidos políticos e das câmaras de comércio.

Hoje também se encontrou com o Presidente de Angola, João Lourenço e prossegue amanhã a sua agenda com visita a instituições públicas e um encontro ao fim da tarde com a comunidade cabo-verdiana residente em Angola.

Angola é o primeiro país a ser visitado pelo Presidente de Cabo Verde, desde que tomou posse a 9 de Novembro de 2021. O convite foi feito por João Lourenço quando assistiu à posse de José Maria Neves.

GSF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos