Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

José Maria Neves defende “uma vibrante homenagem” a Agostinho Neto

Luanda, 09 Jan (Inforpress) – O Presidente da República cabo-verdiano, José Maria Neves, defendeu hoje em Luanda “uma vibrante homenagem” ao ex-presidente angolano, Agostinho Neto, “que desempenhou também um papel importante no apoio a Cabo Verde desde os primeiros momentos da independência”.

José Maria Neves, que iniciou hoje uma visita de Estado à Angola, relembrou em declarações à Inforpress e à Rádio e Televisão de Cabo Verde que este ano de 2022 é o ano do centenário do nascimento de Agostinho Neto, que foi um médico, escritor e político angolano, principal figura do país no século XX.

“Nós tivemos a sorte do médico Agostinho Neto ter trabalho em Cabo Verde e do engenheiro Amílcar Cabral ter trabalhado aqui em Angola. As relações são muito fortes, o nosso Hospital da Praia não é por acaso que tem o nome de Agostinho Neto”, continuou.

O Presidente da República de Cabo Verde relembrou igualmente que esta figura angolana também passou algum tempo em Santo Antão, onde, disse, inclusive há pessoas com o nome de Agostinho Neto em sua homenagem.

“De modo que temos de prestar uma vibrante homenagem ao poeta, guerrilheiro, estadista e a um homem que desempenhou também um papel importante no apoio a Cabo Verde desde os primeiros momentos da independência”, frisou.

José Maria Neves chegou hoje em Luanda para uma visita de Estado. De segunda a quarta-feira cumpre um programa cujo destaque é um encontro com o Presidente da República de Angola, na segunda-feira, 10 de Janeiro, às 11:00, no Palácio Presidencial, seguido de uma declaração conjunta à imprensa.

No mesmo dia à tarde, José Maria Neves será recebido na Assembleia Nacional, numa sessão plenária extraordinária em alusão à visita do Chefe de Estado cabo-verdiano.

O Presidente do arquipélago terá ainda um encontro com a comunidade cabo-verdiana e visitará o Campus Universitário Dr. António Agostinho Neto e a Escola Nacional da Administração e Políticas Públicas.

Angola é o primeiro país a ser visitado pelo Presidente de Cabo Verde, desde que tomou posse a 9 de Novembro de 2021. O convite foi feito por João Lourenço quando assistiu à posse de José Maria Neves.

GSF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos