Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Economista José Carlos Teixeira apresenta obra “Gestão de Stakeholders – O Papel do Gestor do Século XXI”

Cidade da Praia, 08 Dez (Inforpress) – O economista José Carlos Teixeira apresenta, na quinta-feira, na Cidade da Praia, o seu primeiro livro “Gestão de Stakeholders – O Papel do Gestor do Século XXI.

A obra, segundo autor, “é fruto de contra excepção” que tem analisado enquanto profissional, contacto com alguns empresários e instituições, observando que, de facto, gerir relações é, por vezes, o ponto estratégico para o futuro das instituições.

“Se repararmos, em qualquer organização público ou privado, com ou sem fins lucrativos, a nascença acaba por estabelecer relações com a sociedade, com os ‘stakeholders’ (público estratégico, em português), sendo tanto internos como externos, então, é necessário gerir as relações para que a organização consiga ter um futuro sustentável, sem fracasso (…)”, elucidou o escritor, em declarações à Inforpress.

O tema “gestão de stakeholders” é de especial relevância, pois, no entender de José Carlos Teixeira, as organizações são verdadeiros centros de interesses e, cada vez mais estão laborando num contexto em que os consumidores estão cada vez mais exigentes, daí a necessidade de preservar um activo importantíssimo – as relações.

Conforme ilustrou, o que acontece sobretudo com os pequenos negócios, que muitas das vezes abrem e logo se fecham, tem a ver com a nascença que “começa mal”, ou seja, com foco nas vendas esquecendo as relações com os públicos.

Segundo José Carlos Teixeira, para prevenir o fracasso, as organizações devem optar por fazer uma gestão integrada de todos os ‘stakeholders’ e é basicamente isto que o autor explica no livro sobre o papel do gestor do século XXI.

O gestor do seculo XXI, frisou ainda, deve procurar estabelecer relações sólidas com os ‘stalkeholders’ de forma estratégica, que para além de ser um gestor económico deve ser um gestor que olha para as relações, tendo sublinhado, igualmente, que nenhuma relação pode começar com “desconfiança”.

A obra de 68 páginas é, segundo o autor, de natureza académica, destinada também a empresários e gestores de modo geral visando mostrá-los como tirar proveito de gestão de relacionamento.

O livro está estruturado em dois capítulos fundamentais, sendo o primeiro, conceito e classificação dos stakeholders, o segundo identificação em análise dos stakeholders e o terceiro que fala sobre o método de engajamento.

O lançamento da “Gestão de Stakeholders – O Papel do Gestor do Século XXI”, previsto para as 17:00, no Auditório da Caixa Económica, estará a cargo da editora/livraria Pedro Cardoso e o livro vai ser apresentado por Amílcar Aristides Monteiro.

TC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos