Jornalistas são alvo de formação em matéria de HIV/Tuberculose no âmbito do projecto PARECO

Cidade da Praia, 16 Abr (Inforpress) – A Plataforma das Organizações Não Governamentais (PONG’S) inicia hoje, e por um período de dois dias, uma acção de formação sobre as estratégias de RdR no âmbito do Programa Regional de Riscos VIH/TB (PARECO).

A acção de formação que tem lugar na sede da Plataforma das ONG é destinada a jornalistas e tem como objectivo melhorar o acesso aos serviços de Redução de Riscos (RdR) e promover o respeito pelos direitos humanos dos usuários de drogas na África do Oeste.

Em Cabo Verde, segundo nota de imprensa da Plataforma das ONG, o propósito da formação no âmbito do projecto PARECO é de sensibilizar as instâncias políticas para a adopção de estratégias de redução de riscos e políticas públicas em sectores chaves da governação em relação aos usuários de drogas.

Por isso, sublinha ainda a nota de imprensa, a capacitação dos profissionais da comunicação social visando a sua parceria na transmissão de mensagens que promovam os direitos humanos dos usuários e redução do estigma e discriminação dessa população.

“Os órgãos de comunicação social e os jornalistas têm o papel importante a desempenhar, não só na promoção do respeito pelos direitos humanos dos usuários de drogas, mas também em ajudar a criar um ambiente favorável da não discriminação, mas sim da integração social dos usuários da droga”, lê-se na nota de imprensa.

O ateliê de dois dias vai debater temas como “Conhecimento básico das drogas”, “Redução de riscos nos usuários de drogas”, “Direitos humanos, HIV e populações chave”, “Inclusão e exclusão na comunicação” e “As barreiras sociais e os obstáculos nos órgãos de comunicação social”.

O projecto PARECO é um programa regional financiado pelo Fundo Global de Luta contra Sida, Tuberculose e Malária, que abrange cinco países da África Ocidental, ou seja, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal, Burkina Faso e Costa do Marfim.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos