Jornada Bíblica Internacional debate questão da disputa da terra e liderança com base no livro de Josué

Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – A Escola de Formação Cristã realiza, nos dias 24 e 25 de Setembro, a segunda Jornada Bíblica Internacional, tendo como destaque a discussão da questão da disputa da terra e a liderança com base no livro de Josué.

O evento, que terá lugar na cidade da Praia, deverá contar com oradores de Portugal, Espanha e do Quénia (Nairobi) que, segundo o director da escola, o Padre José Eduardo Afonso, vão juntar-se aos convidados nacionais para uma reflexão à volta da sagrada escritura, este ano, centrado no livro de Josué.

“Primeiramente vamos tentar perceber, contextualizar e conhecer a estrutura do livro de Josué e o conteúdo que apresenta”, disse.

Conforme indicou, foi delineado um conjunto de actividades nomeadamente painéis de discussão sobre a disputa da terra, que é o tema central do livro de Josué, mas também a questão da liderança, uma vez que Josué, de ponto de vista bíblico, foi apresentado como o líder que deu continuidade à missão de Moisés que permitiu que o povo de Israel entrasse na terra prometida.

Para além disso, José Eduardo Afonso adiantou que durante o evento vão trabalhar a questão da hospitalidade, do papel do feminino no livro de Josué e a sua repercussão no quotidiano das pessoas nos dias de hoje.

“Vamos ter também oportunidade de reflectir sobre a narrativa do povo de Israel e a narrativa do homem do século XXI, perceber os desafios que o contexto social actual nos propõe”, disse, adiantando que a intenção é de fazer uma reflexão sobre a disputa da terra narrada no livro de Josué e as disputas de hoje.

“Nós sabemos que ainda hoje, sobretudo, nas terras de África ainda continuamos com disputas e o livro de Josué pode ser um indicativo para a nossa reflexão. E neste caso concreto nós convidamos alguns especialistas, professores universitários que nos vão ajudar na reflexão sobre as disputas da terra no livro de Josué e as disputas de hoje, centrando de modo particular no caso da África”, acrescentou.

De entre os convidados internacionais está o teólogo e professor português João Manuel Duque, da Universidade Católica de Braga, que recentemente recebeu o Prémio Árvore da Vida, Instituído em 2005, e que destaca a excelência de personalidades, percursos e obras que reflectem o humanismo e a experiência cristã no mundo contemporâneo.

A Jornada, promovida pela Escola de Formação Cristã da Igreja Católica, vai decorrer no seminário São José, na Cidade da Praia, e a abertura está prevista para o dia 24, pelas 09:00.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos