Jornada Bíblica: Cardeal exorta cristãos a serem modelos aprendendo com aqueles que são mestres como Jesus

Cidade da Praia, 24 Set (Inforpress) – O cardeal Dom Arlindo Furtado realçou hoje a importância da Bíblia em ocupar um lugar central na vida dos cristãos e exortou os mesmos a aprenderem com aqueles que são mestres, como Jesus, na formação de líderes.

Este apelo foi feito no seu discurso de abertura da segunda edição da Jornada Bíblica Internacional, promovida pela Escola Universitária Católica (EU Católica), no âmbito do mês da Bíblia, que iniciou hoje, com a duração de dois dias, na Cidade da Praia.

“É tão importante a Bíblia que não pode ficar à margem, mas deve ocupar o seu lugar no centro”, referiu, lembrando que o tema deste ano tem o livro de Josué como ponto de referência, para quem tem o seu contexto, e a sua pertinência.

Nas suas declarações, o cardeal considerou ser uma grande oportunidade esta jornada, em fazer os cristãos aprendermos a liderar, a serem protagonistas no grupo social, no grupo político, eclesial, em que estão inseridos, daí que pediu que procurem ser eles próprios modelos, aprendendo com aqueles que são mestres, como Moisés, Josué e Cristo.

“Aprendei de mim”, citou uma passagem bíblica afirmada por Jesus, para dizer que aprendendo com aqueles que podem ensinar, os outros poderão continuar a aprender, para serem líderes na família, no grupo de trabalho, no grupo da igreja, na política, entre outros.

Para o padre e director da EU Católica de Cabo Verde, José Eduardo Afonso, as jornadas bíblicas trazem sempre para o debate a reflexão do estudo da sagrada escritura, considerada por muitos como património da humanidade.

Segundo disse, a idiossincrasia cabo-verdiana na sua matriz identitária mais profunda não escapou a força persuasiva da sagrada escritura expressa tantas vezes no batuque, na música e em muitas outras manifestações culturais.

“Falar da escritura para fé católica é tocar no essencial, e a história demonstra a relevância que a sagrada escritura sempre teve na formulação de doutrinas e na vivência da fé cristã”, declarou, explicando que o livro de Josué traduz, de forma brilhante, o grande desejo dos homens de todos os tempos, épocas e culturas, que é viver para sempre.

Durante a Jornada, avançou, vão ser discutidas várias questões, nomeadamente, a influência que pode ter a liderança de Josué para os líderes da actualidade e a disputa pela terra, que caminhos trilhar inspirados na liderança de Josué com vista a curar as feridas da humanidade, e que desafios a mensagem teológica do livro do Josué aponta neste tempo novo para a igreja universal.

A segunda edição da Jornada Bíblica Internacional decorre no seminário Diocesano São José, na Praia, sob o lema “O Senhor teu Deus estará contigo por onde quer que vás”.

ET/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos