Jorge Santos considera ser São Vicente a ilha que “mais contribuiu” para a liberdade em Cabo Verde

Mindelo, 22 Jan (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, que presidiu à sessão solene do dia do município de São Vicente, considerou hoje que esta terá sido a ilha que “mais contribuiu” no caminho para liberdade em Cabo Verde.

Referindo que a comemoração do Dia de São Vicente sucede às comemorações do Dia da Liberdade e Democracia, 13 de Janeiro, e do dos Heróis Nacionais (20), Jorge Santos disse que falar de São Vicente é “falar de liberdade e de uma consciência de sentido colectivo”.

Esta, segundo a mesma fonte, terá sido a ilha que “mais contribuiu” no caminho para a liberdade no país e que, mesmo em “tempos de privações”, os seus homens da cultura e das letras encontravam na poesia, nas mornas, nas coladeiras, no teatro e no Carnaval, espaços para “manifestar o sentir do homem das ilhas”.

“O processo de transição para a liberdade e democracia de 1990/91 contou com forte contributo dos intelectuais e dos cidadãos anónimos da ilha da Cesária Évora”, advogou, garantindo que esta ilha tem “potencial humano” para continuar a contribuir para a construção de um “país melhor”.

“A transformação de Cabo Verde numa plataforma de circulação económica do Atlântico Médio passa em grande medida pela aposta na economia desta ilha”, assegurou, vendo como um dos “sinais positivos” a instalação do Ministério da Economia Marítima, o Centro Oceanográfico e outras iniciativas ligadas à economia azul na ilha.

Desta forma, aproveitando a cerimónia da comemoração do município, Jorge Santos disse reconhecer o papel da Câmara Municipal de São Vicente, que, considerou, tem sido uma “referência positiva e de qualidade” do poder local democrático, que “tão orgulhosamente” se tem construído em Cabo Verde.

Além da sessão solene para assinalar os 557 anos da criação do município de São Vicente, e que contou com as intervenções do presidente da câmara municipal, Augusto Neves, e da Assembleia Municipal, Fernanda Vieira, foi ainda cumprido, nesta terça-feira, um programa religioso que contemplou missa e procissão pelas artérias da cidade.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos