Jorge Carlos Fonseca saúda Bolsonaro pela eleição e espera que relações bilaterais com Cabo Verde possam alargar-se

Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress)- O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, saudou a eleição de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil manifestando o desejo de que as relações bilaterais entre os dois países possam estender-se.

Em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV), Jorge Carlos Fonseca afirmou que a eleição de Jair Bolsonaro interessa a todos os Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a ele, como presidente em exercício da CPLP.

Por isso, espera que as relações bilaterais com Cabo Verde em vários sectores possam estender-se e que a nível da CPLP haja disponibilidade, empenho e reforço de participação de todos para a CPLP seja uma   comunidade de povos e de cidadãos e que tenha uma credibilidade internacional cada vez mais forte e mais acentuada.

“Felicitamos mais uma vez o presidente eleito esperando que a democracia brasileira, as suas intuições, e o progresso social e económico seja uma constante nos próximos anos”, declarou o chefe de Estado cabo-verdiano.

Falando sobre às críticas que vêm de vários quadrantes de que o Brasil caiu num retrocesso com a eleição de Bolsonaro, Jorge Carlos Fonseca afirmou que em Cabo Verde costuma-se lidar com os processos democráticos e é um princípio respeitar as opções que cada povo livremente faz em eleições democráticas.

“Coube aos brasileiros fazer uma escolha num processo democrático e, portanto, o resultado dessas eleições é sempre legítimo e deve ser respeitado por todos. Essa é a minha postura como Presidente da República de Cabo Verde e a postura de todas as autoridades cabo-verdianas”, defendeu.

O candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito no domingo Presidente da República Federativa do Brasil, conquistando, na segunda volta das presidenciais, com 55,1% dos votos, enquanto Fernando Haddad (PT, esquerda), não foi além de 44,9%.

CD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos