Jorge Carlos Fonseca recebe Prémio Literário Guerra Junqueiro na sexta-feira

Cidade da Praia, 24 Nov (Inforpress) – O escritor e poeta Jorge Carlos Fonseca, actual Presidente da República de Cabo Verde, vai receber na sexta-feira, 27, o Prémio Literário Guerra Junqueiro, em Portugal, numa cerimónia a acontecer na Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia.

O anúncio foi feito por Jorge Carlos Fonseca na sua página na rede social Facebook.

“Recebi a comunicação de que fui laureado com o Prémio Literário Guerra Junqueiro – Lusofonia, Cabo Verde-2020, por deliberação unânime do Júri”, escreveu em Outubro do ano passado o chefe de Estado cabo-verdiano, na mesma rede social, aquando anunciava que havia ganho tal distinção.

O evento a acontecer esta semana será organizado pela Curadoria do Prémio, com a colaboração da Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL), da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) e do Instituto Camões.

A cerimónia terá a presença da curadora, Avelina Ferraz, de representantes da Academia Cabo-verdiana de Letras, da SOCA e do Instituto Camões.

Este Prémio é atribuído desde 2017, no âmbito do FIL – Festival Internacional de Literatura – realizado em Freixo de Espada à Cinta, terra natal do escritor Guerra Junqueiro, sendo a organização do Município e da Editorial Novembro.

Em 2017, foi conferido ao poeta Manuel Alegre; em 2018, ao poeta Nuno Júdice; em 2019, a José Jorge Letria, escritor, poeta, jornalista e músico.

O festival literário tem por base a vida e obra do poeta Guerra Junqueiro (1850-1923), tido como “uma referência inquestionável da literatura portuguesa” e com raízes em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança.

GSF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos