Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Jorge Carlos Fonseca recebe hoje o título Doutor Honoris Causa da Universidade Portucalense

Cidade da Praia, 16 Jun. (Inforpress) – O Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, recebe hoje da Universidade Portucalense, de Portugal, o título Doutor Honoris Causa em reconhecimento pela sua carreira enquanto político, professor universitário e escritor.

“O Doutor Jorge Carlos Fonseca é um insigne Estadista, distinto jurista nas áreas de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional, reconhecido professor universitário e relevante Homem da Cultura” refere o despacho publicado no site da universidade.

No campo político, a universidade destaca toda a sua “longa acção” em defesa da independência dos povos, desde logo e em primeiro lugar do Povo de Cabo Verde, da democracia e da cooperação internacional, com os objectivos principais de promoção da paz e do bem-estar das populações.

“Tem desempenhado importantes cargos políticos em Cabo Verde e em organizações internacionais, sendo naturalmente de destacar o cargo de Presidente da República de Cabo Verde, que ocupa desde 2011”, lê-se no documento

O estabelecimento de ensino superior português destaca ainda que Jorge Carlos Fonseca é autor de uma vasta produção de cariz científico e profissional, sendo-lhe reconhecida importante actividade como jurisconsulto, advogado e consultor.

A cerimónia, que terá lugar na cidade do Porto, está marcada para as 16:00 e o elogio estará a cargo do constitucionalista e professor na Universidade do Minho, Wlademir Brito, natural da ilha de São Vicente e há vários anos radicado em Portugal.

Esta será a quarta vez que Jorge Carlos Fonseca recebe este grau honorífico, em reconhecimento pela sua carreira enquanto político, professor universitário e escritor.

Conforme nota da Presidência da República a distinção vem juntar-se aos doutoramentos honoris causa recebidos pela Universidade de Lisboa, Portugal (2017), Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil (2019),  Universidade Cheikh Anta Diop, Senegal (2019), para além de outras distinções como a Medalha de Honra pela Universidade de Hradec Králové, na República Checa (2016), Diploma de Honra e Mérito, da Universidade ‘Colinas do Boé’, na Guiné Bissau (2021) e a Medalla Ius et Iustitia, da Faculdade de Direito da Universidade de Huelva, em Espanha (2020).

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos