Jorge Carlos Fonseca quer relações luso-cabo-verdianas ao serviço da paz

 

Cidade da Praia, 10 Abr (Inforpress) – O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, defendeu hoje que Portugal e Cabo Verde devem reforçar a colaboração na área da segurança, colocando a excelência das suas relações ao serviço da paz.

“Num mundo cada vez mais complexo e imprevisível, a excelência das nossas relações é sem dúvida um grande capital que podemos e devemos colocar ao serviço da paz, da liberdade, da tolerância, da democracia e da estabilidade”, disse.

Jorge Carlos Fonseca falava durante o jantar em honra do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que decorreu no Palácio do Platô, na cidade da Praia.

Para o chefe de Estado de Cabo Verde, é neste quadro que os dois países devem “reforçar e ampliar a colaboração em matéria de segurança”, considerando que esta “é cada vez mais um processo global, que exige uma articulação muito estreita em diversos domínios”.

“Mantemos a nossa firme determinação de prosseguir os nossos esforços, no sentido de contribuir, no limite das nossas possibilidades, para que a nossa sub-região seja de facto um espaço de paz”, assegurou.

O jantar é a penúltima actividade do programa do segundo dia de visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Cabo Verde, que irá ainda participar na abertura do festival Atlântic Music Expo (AME), onde Portugal é convidado de honra e actua a banda portuguesa Dead Combo.

Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos