Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Jorge Carlos Fonseca preside à cerimonia de abertura do Simpósio Internacional Aristides Pereira

 

Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca preside esta quinta-feira, na Cidade da Praia, à cerimónia de abertura do Simpósio Internacional Aristides Pereira, sob o lema «Recordando o Homem, Edificando a História».

O evento organizado pela Fundação Amílcar Cabral (FAC) e a Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP) e que decorre até sábado, 18, visa homenagear Aristides Pereira, assim como permitir que historiadores e investigadores possam conhecer melhor aquele que foi o primeiro Presidente de Cabo Verde.

Segundo uma nota da organização, neste evento esperam a presença de um grande número de convidados estrangeiros e de conferencistas nacionais e internacionais.

A mesma fonte revela ainda que já se encontra na Cidade da Praia, o representante do Presidente do Senegal, Macky Sall, a presidente da Fundação Agostinho Neto de Angola, Eugénia Neto, antigos combatentes da Guiné-Bissau, bem como delegações do Partido Africano de Independência da Guine e Cabo Verde e do Movimento Popular de Libertação de Angola.

Neste simpósio, haverá uma “homenagem dentro da homenagem”, quando a Fundação Agostinho Neto homenagear Pedro Pires, Amílcar Cabral e o poeta Corsino Fortes.

Durante esses três dias, convidados, adicionando ainda professores, estudantes universitários, investigadores, estudiosos e curiosos debruçar-se-ão sobre a luta pela independência do país e da criação das condições necessárias para a afirmação do Estado soberano de Cabo Verde e o papel fulcral que Aristides Pereira terá tido em todo esse processo.

Para além de conferências proferidas por cientistas e investigadores nacionais e estrangeiros, está previsto uma exposição sobre o percurso de Aristides Pereira na Biblioteca Nacional.

O simpósio, que vai ser realizado nas instalações do Auditório Nacional e da Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia, conta com o apoio da Presidência da República, da Assembleia Nacional e do Governo de Cabo Verde.

De acordo com a programação, nos dias 19 e 20 a Ilha da Boa Vista acolherá a segunda fase deste simpósio, e na ocasião será inaugurado o busto de Aristides Pereira no aeroporto que leva o seu nome, descerramento de uma placa numa avenida na cidade de Sal-Rei, visita à localidade de Fundo das Figueiras, onde nasceu o homenageado e uma visita à campa de Aristides Pereira.

Uma sessão solene na Câmara Municipal da Boa Vista para evocar o nome de Aristides Pereira, também consta no programa desse evento.

AM/FP

Inforpress/Fim

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos