Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca vai presidir à cerimónia de abertura da conferência sobre a integração de Cabo Verde no espaço da CEDEAO, a realizar-se no dia 28, na Cidade da Praia, anunciou hoje o chefe da casa parlamentar.
O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, fez esta revelação hoje aos jornalistas, à saída de uma audiência de pouco mais de uma hora com o chefe de Estado cabo-verdiano.
Conforme disse, durante o encontro pôde informar a Jorge Carlos Fonseca sobre a visita a Cabo Verde de uma “alta delegação” do Parlamento Pan-africano e uma outra comitiva encabeçada pelo presidente do Parlamento da CEDEAO.
Segundo Jorge Santos, o presidente do Parlamento da Comunidade Económica de Estados para o Desenvolvimento da África Ocidental, região onde Cabo Verde está inserido, faz-se acompanhar de 34 deputados que vêm participar na reunião da comissão mista da CEDEAO.
“Atendendo a presença dessas eminentes personalidades parlamentares africanas, decidimos, a nível da Assembleia Nacional organizar na terça-feira, 25, uma sessão solene de boas-vindas”, avançou Jorge Santos.
Segundo ele, os deputados africanos vão ter a oportunidade de se dirigirem à nação cabo-verdiana, por intermédio do Parlamento.
Instado se o Parlamento cabo-verdiano está a apostar cada vez mais na sua inserção a nível da sub-região e na União Africana, Jorge Santos foi peremptório a afirmar que o espaço africano é “importante”, em termos políticos, económicos e culturais.
“Nesta semana de Abril estaremos a dar um sinal forte da nossa vontade e convicção de integração na CEDEAO e no espaço africano”, indicou Jorge Santos, para quem há a necessidade de se dar um sinal para que a sociedade tenha também a possibilidade de participar não só a nível empresarial, mas também no domínio desportivo e cultural.
À pergunta se se está perante uma viragem de Cabo Verde em direcção à África, respondeu: “O país dedica uma “importância muito grande” ás suas relações com a CEDEAO”.
“A presença do presidente da CEDEAO e de mias 34 deputados, representando todos os países da comunidade, e do presidente Pan-africano, com uma delegação integrada por toda a direcção do Parlamento, mais o líder da Africa Ocidental no Parlamento Pan-africano, demonstra a nossa vontade e a firme convicção de Cabo Verde na sua integração na CEDEAO e no continente africano”, enfatizou.
Cabo Verde tem uma representação de cinco deputados no Parlamento Pan-africano e cinco no da CEDEAO.
LC/FP
Inforpress/Fim