Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Jorge Carlos Fonseca participa na Cimeira Extraordinária da CEDEAO por vídeo-conferência (RECTIFICADA)

Cidade da Praia, 01 Fev (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, participa terça-feira, por videoconferência, na Cimeira extraordinária da CEDEAO, tendo na agenda a situação no Mali e a eleição do presidente da Comissão da União Africana.

De acordo com uma comunicação da Presidência da República, a delegação cabo-verdiana, além do chefe de Estado vai integrar o ministro dos Negócios Estrangeiros e ministro adjunto do primeiro-ministro para a Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, o director-geral da Integração Regional, António Pedro Alves, e o coordenador da célula CEDEAO, João Almeida, além de conselheiros e assessores.

Na Cimeira extraordinária, realizada em Agosto do ano passado, os Chefes de Estado e do Governos da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) decidiram um período de transição de 12 meses para que Mali volte à normalidade constitucional.

Entretanto, um relatório da ONU divulgado em Janeiro deste ano, indicou que no decurso dos últimos três meses, “a situação em termos de segurança continuou a deteriorar-se”, em particular no centro. O mesmo documento adiantou também que no Norte, os grupos extremistas violentos permaneciam activos.

Por isso, nessa nova reunião a CEDEAO deverá reavaliar a situação para que a comunidade possa tomar um posicionamento.

Em relação à eleição na União Africana, os membros vão concertar o apoio regional à candidatura à presidência da comissão da União Africana.

Cabo Verde declarou em Janeiro o seu apoio à recandidatura chadiana, liderada por Moussa Faki Mahamat, à presidência da Comissão da União Africana (UA),  feita em declarações aos jornalistas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Integração Regional, Rui Figueiredo.

Na corrida estão ainda as candidaturas de Pelonomi Venson-Moitoi (Botswana), Agapito Mba Mokuy (Guiné Equatorial), Fowsiyo Yusuf Haji Adan (Somália), Amina Mohammed (Quénia) e de Moussa Faki Mahamat (Chade).

A abertura da cimeira está marcada para às 13:00 de Cabo Verde. No final, o chefe de Estado cabo-verdiano apresentará os resultados do encontro à imprensa nacional.

(RECTIFICA-SE, CORRIGINDO NO ANTEPENÚLTIMO PARÁGRAFO A CANDIDATURA APOIADA POR CABO VERDE À COMISSÃO DA UNIÃO AFRICANA)

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos