Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Jorge Carlos Fonseca marca eleições legislativas para 18 de Abril e as presidenciais para 17 de Outubro

Cidade da Praia, 12 Jan (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, anunciou hoje para 18 de Abril a realização das eleições legislativas e 17 de Outubro deste ano para as presidenciais.

O Chefe de Estado fez este anúncio em conferência de imprensa que a Presidência da República convocou para o efeito.

O Conselho da República reuniu-se no dia 28 de Dezembro do ano findo para reflectir sobre possíveis datas da realização das eleições legislativas,  mas porque os conselheiros apresentaram  posições diferenciadas,  o PR ponderou anunciar para mais tarde as eleições legislativas e presidenciais.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) regressado ao poder depois de 15 anos na oposição.

O partido liderado por Ulisses Correia e Silva venceu com maioria absoluta, elegendo 40 deputados, acima dos 29 do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e dos três da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Ao todo, votaram 229.337 cabo-verdianos, o que significou uma taxa de participação eleitoral de 65,97%. A abstenção ficou em 34,2%.

De acordo com a Constituição da República, as eleições legislativas realizam-se de cinco em cinco anos.

Já as últimas eleições presidenciais realizaram-se em 2 de Outubro de 2016, reelegendo à primeira volta, com 74% dos votos, Jorge Carlos Fonseca, que cumpre o segundo e último mandato, de cinco anos cada.

LC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos