Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Jorge Carlos Fonseca e Ulisses Correia e Silva participam na XIII Cimeira da CPLP em Luanda

Cidade da Praia, 15 Jul (Inforpress) – O Presidente da República e o primeiro-ministro cabo-verdianos vão participar no próximo sábado, 17, na XIII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Luanda, Angola, que assinala a celebração do 25º aniversário da organização. 

Sob o lema “Construir e Fortalecer um Futuro Comum e Sustentável”, a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será presidida por Jorge Carlos Fonseca, que irá passar a presidência rotativa da comunidade ao seu homólogo angolano, João Lourenço. 

Segundo uma nota da presidência da república, as sessões de trabalho iniciarão com a eleição da presidência da Conferência para o biénio 2021-2023, segue-se a apresentação do relatório do secretário executivo cessante, a apresentação das prioridades da presidência angolana da CPLP para o biénio 2021-2023. 

Segue-se um debate político subordinado ao tema: “Fortalecer e Promover a Cooperação Económica e Empresarial em tempos de pandemia, em prol do desenvolvimento sustentável nos estados-membros da CPLP”, apreciação das recomendações, aprovação de projectos e resoluções, a aprovação da Declaração de Apreço ao secretário executivo da CPLP cessante. 

Durante a cimeira será feita ainda a entrega do prémio “José Aparecido de Oliveira”, empossado o novo secretário executivo da CPLP para o biénio 2021-2023 e anunciado o local da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP. 

À margem da Cimeira, Jorge Carlos Fonseca tem agendado encontros bilaterais com os Presidentes da República e vice-Presidente da República do Brasil presentes e irá reunir-se com as comunidades cabo-verdiana residente em Benguela e em várias outras cidades angolanas. 

Da agenda do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, consta um encontro bilateral com o seu homólogo de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus.  

A CPLP foi criada a 17 de Julho de 1996, em Lisboa, por sete Estados: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em 2002, com a independência, Timor-Leste tornou-se oitavo Estado-membro. Em 2014, a Guiné-Equatorial foi admitida como membro da organização, durante a Cimeira realizada na capital timorense, Díli. 

AV/HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos