Santa Maria 17 Mai. (Inforpress) – O ministro dos Desportos asseverou quinta-feira no Sal, que os primeiros Jogos Africanos de Praia – Sal 2019, que decorrem de 14 a 23 de Junho próximo, vão deixar um legado “extraordinário” para a ilha e Cabo Verde.
Elísio Freire fez este prognóstico no acto de assinatura de protocolos com os principais Sponsors do Sal 2019, fomentado pelo Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia, (COJAP), a que testemunhou na tarde de quinta-feira, no hotel Meliã Dunas, empreendimento turístico que vai ser a Vila Olímpica dos Jogos Africanos de Praia – Sal 2019.
“Os Jogos Africanos de Praia vão deixar um legado extraordinário para a ilha do Sal e Cabo Verde, e vamos ser, talvez, o primeiro país africano que irá levantar a mão numa próxima grande competição internacional. Estamos a criar as condições para darmos saltos mais significativos”, ambicionou.
Neste contexto, o governante sublinhou, a título de exemplo, que Sal vai ser a primeira ilha do país a ter acesso a 4G, um legado “extraordinário” que a realização dos Jogos Africanos de Praia, conforme reiterou, está a deixar na ilha.
Lembrando na ocasião que foi há precisamente dois anos que, ele na qualidade de governante, e comitiva, foram para Djibuti buscar os jogos, Elísio Freire concluiu que a realização desse evento em Cabo Verde é um sonho que “de facto” está a tornar-se realidade.
“Este evento faz parte de uma estratégia de fazermos de Cabo Verde uma plataforma especializada de organizações de eventos desportivos dentro do quadro de Cabo Verde como país plataforma”, referiu, alistando, entretanto, a necessidade de se fazer um conjunto de investimentos nas várias áreas, desde recursos humanos, infra-estruturas, na capacidade institucional, entre outras.
A ASA, Telecom, The Resort Group, Emicela, Impar/BCN, Correios de Cabo Verde, APP/CABOCAN e Safeport, são os principais Sponsors que a um mês do início dos Jogos Africanos de Praia – Sal 2019, assinaram um protocolo de parceria com o Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia, (COJAP).
Os I Jogos Africanos de Praia Sal 2019, o maior evento jamais realizado em Cabo Verde, e que se aguarda com muita expectativa, trará para o país, mais concretamente para a ilha turística, cerca de mil atletas e 500 oficiais, oriundos de 54 países africanos.
Sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), tendo Cabo Verde ganho a candidatura para a organização dos mesmos, os Jogos Africanos de Praia Sal 2019, contemplam 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.
Estima-se que, por essa altura, estarão no país cerca de duas mil pessoas ligadas aos jogos, entre atletas, dirigentes, desportivos e respectivas comitivas, bem como jornalistas de vários países do mundo.
SC/ZS
Inforpress/Fim