Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Jogos Africanos de Praia marcam presença no desfile do Carnaval do Mindelo através da mascote “Kretcheu”

Mindelo, 25 Fev (Inforpress) – Os Jogos Africanos de Praia, que acontecem na ilha do Sal de 14 a 23 de Junho próximo, vão estar também presentes na folia do Carnaval de São Vicente através da mascote do evento “Kretcheu”.

O comité organizador dos Jogos Africanos de Praia (COJAP), liderado pela sua presidente Filomena Fortes, decidiu, conforme informações avançadas hoje pela organização, que este seria um “momento ideal” para divulgar este evento através da sua mascote e no Carnaval.

“Kretcheu é um dos símbolos desta competição que mais tem contribuído para a divulgação da mensagem de sustentabilidade e protecção dos oceanos, uma das grandes missões dos Jogos Africanos de Praia”, assegura a COJAP.

As atividades no Mindelo iniciam-se nesta terça-feira, 26, com a participação da “Kretcheu” nos ensaios de Carnaval dos grupos oficiais mindelenses e da Escola de Samba Tropical.

No dia em que começarem os desfiles na Praça Nova, na sexta-feira, 01 de março, a mascote, segundo a mesma fonte, sairá juntamente com as escolas, e o mesmo acontecerá no dia seguinte, sendo certo que a mascote terá “muitas surpresas” para desvendar no desfile dos professores.

O programa contempla ainda desfile com o grupo de Mandingas, no dia 03 de Março, e na noite do dia 04 com a Escola de Samba Tropical na Rua de Lisboa.

Já na terça-feira, 05 de Março, a mascote desfilará com a própria coreografia “inspirada na sincronia, arte, corpo e alegria das 11 modalidades”, que vão estar representadas nos Jogos Africanos de Praia, na ilha do Sal, de 14 a 23 de Junho próximos.

Além de São Vicente, a “Kretcheu” estará “em simultâneo” em eventos de Carnaval em Santo Antão e também no Sal.

A primeira edição deste evento desportivo, que terá Cabo Verde como palco, vai contar com cerca de 1000 atletas de 54 países africanos em 11 modalidades.

De acordo com a COJAP, para além do festival desportivo que é, os Jogos Africanos de Praia terão também uma “forte componente” cultural com música, gastronomia, dança e exposição de produtos nacionais e do continente africano, mas também um espaço para realização de encontros entre investidores nacionais e internacionais.

LN/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos