Cidade da Praia, 30 Jan (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus e ministro da Integração e Asilo do Luxemburgo classificou como “importante” a cooperação existente entre Cabo Verde e União Europeia.
Jean Asselborn falava à imprensa após reunir-se com o Presidente da República, tendo manifestado satisfeito com a atitude de José Maria Neves que, segundo disse, agradeceu ao Luxemburgo pela relação existente entre os dois países há mais de 40 anos.
“Falamos do programa a ser discutido na XII Reunião de Diálogo Político a nível Ministerial entre Cabo Verde e a União Europeia, mas penso que a cooperação entre Cabo Verde e União Europeia, sobretudo, neste momento, pela estabilidade também da europa é muito importante”, disse.
Referiu-se ainda aos problemas que surgirem com a pandemia e depois com a guerra e o aumento dos preços, ressaltando que nesta situação a União Europeia não pode deixar só os países vulneráveis como Cabo Verde.
“É neste domínio que penso que Luxemburgo, mesmo nos próximos 50 anos, terá uma boa relação com Cabo Verde, independente de condições já que se trata de uma cooperação aplicada entre dois países que se identificam no que se concerne ao território e ao número de habitantes”, afirmou.
Jean Asselborn chefia uma delegação que se encontra de visita ao país, no quadro da Parceria Especial, Cabo Verde/União Europeia, estando previsto para esta terça-feira, no âmbito das celebrações dos 15 anos da parceria especial a XII Reunião de Diálogo Político, visando também um balanço do processo de implementação desde a XI Reunião Ministerial, realizada em Junho de 2021.
PC/CP
Inforpress/Fim