Japão vai abastecer Santiago com 35 mil metros cúbicos de água diários num investimento de 152 milhões de dólares

Cidade da Praia, 10 Dez (Inforpress) –  A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) vai abastecer toda a ilha de Santiago com 35 mil metros cúbicos de água diário de consumo, dentro de três anos, num investimento avaliado em 152 milhões de dólares.

O início das obras para a construção do dessalinizador e da rede de tubagem de distribuição para toda a ilha de Santiago está agendado para Março de 2020, para que em 2023 comece a fase da produção da água, de modo que “a problemática da água para consumo na ilha seja totalmente resolvida”.

A informação foi dada à imprensa pelo porta-voz da Comissão Especializada de Finanças e Orçamento no final da visita desta missão à Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), no quadro da preparação do debate para a aprovação do Orçamento do Estado na especialidade, que se inicia esta quarta-feira.

Para o parlamentar José Maria Veiga, trata-se de um “projecto estruturante” para a ilha de Santiago, tendo sublinhado que no Orçamento do Estado para 2020 “está uma dotação orçamental significativa para o projecto, com cerca de 3,5 milhões de contos de empréstimo externo e cerca de meio milhão de contos dos recursos do Estado”.

Esclareceu que este projecto teve o seu inicio em 2014, com a assinatura do acordo de empréstimo com o Japão, e que já se iniciou toda a estruturação do projecto, com caderno de encargos e concurso para a selecção da empresa de consultoria e fiscalização e que neste momento já se tem concluído o concurso para a selecção da empresa que irá fazer a execução física do projecto.

Está prevista a produção de água apenas para consumo, explicitou José Maria Veiga, com o argumento que a produção desta água ficaria cara para a produção agrícola, que, neste caso os agricultores da ilha seriam desafiados para uma agricultura muito mais especializada e de alto valor acrescentado.

SR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos