Japão oferece camião de recolha de lixo à CMP para cobrir os bairros periféricos

 

Cidade da Praia, 12 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia (CMP) já conta com mais um camião para a recolha de lixo oferecido pela Embaixada do Japão em Cabo Verde, no quadro do programa Assistência a Projectos locais (APL).

A entrega formal aconteceu hoje, nos Paços do Concelho, e foi presidida pela primeira secretária da Embaixada do Japão em Cabo Verde, Yuki Ikoma, na presença do presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos.

Na ocasião, o edil praiense enalteceu a cooperação entre Japão e Cabo Verde e demonstrou-se “muito agradecido” pela oferta já que, segundo ele, o município da Praia tem um “gasto enorme” no domínio do saneamento do meio.

“É um município que está a crescer bastante, tem cerca de 150 mil habitantes, recebe uma população ambulante de 30 a 40 mil, o que significa que é um peso enorme no domínio da recolha de lixo”, notou.

Por isso, avançou que a edilidade está a precisar de mais equipamentos porque a Cidade está a crescer com o aparecimento de novos bairros periféricos.

Óscar Santos informou ainda que esse novo equipamento de saneamento, que custou cerca de 10 mil contos, vai servir para expandir os serviços de colecta de lixo para oito bairros da Cidade da Praia.

Por sua vez, a primeira secretária da Embaixada do Japão em Cabo Verde, Yuki Ikoma, esclareceu que esta doação insere-se no quadro do programa de assistência aos projectos locais que apoia as organizações, edilidades que lutam para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida das populações.

A diplomata lembrou que em 2014 a Embaixada do Japão concedeu à CMP 91 mil euros para a compra de um outro camião de recolha de lixo.

“Constatamos a boa gestão da viatura por parte do município da Praia e decidimos fazer mais esta oferta”, justificou.

A cooperação entre Cabo Verde e o Japão data de 1976.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos