Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Japan Tuna vai aumentar número de navios para abastecimento e transbordo em Cabo Verde

Cidade da Praia, 21 Jun (Inforpress) – A cooperativa japonesa Japan Tuna vai aumentar o número de navios que aportam os portos cabo-verdianos para abastecimento e transbordo de produtos em Cabo Verde.

A informação foi avançada esta quinta-feira pelo secretário de Estado da Economia Marítima, Paulo Veiga, em conversa com a RCV a partir de Japão, onde participa no Fórum Internacional sobre a sustentabilidade dos recursos marinhos, a convite da Agência de Pesca do Japão, oportunidade que está a ser aproveitada para realização de encontros com diversas instituições.

“Tivemos um encontro com a cooperativa Japan Tuna tendo ficado o compromisso de aumentarem o número de navios que aportam os nossos portos para fazerem abastecimento e também transbordo de mercadorias”, disse.

Da parte da Agência de Pesca do Japão disse ter recebido a garantia de que a mesma vai dar continuidade à reparação e manutenção das fábricas de gelo em São Vicente, na Praia e no Sal.

“Portanto vão operacionalizar a fábrica de gelo no Sal e vão financiar ainda uma pequena fábrica de transformação de pescado. Há projectos que estão a ser analisados, mas isto é mais com a agência JICA que é do Ministério dos Negócios Estrangeiros para financiar a fundo perdido cais e arrastadores nas ilhas”, explicou.

Em relação ao fórum disse que Cabo Verde vai apresentar o projecto economia azul com base na utilização dos oceanos de forma sustentável e forma regulada.

“Para isto é preciso ter muita investigação e muito estudo científico por detrás deste consumo sustentável”, realçou.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos