Jacinto Santos vai se candidatar à presidência da Plataforma das ONG

 

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) – Jacinto Santos, presidente do CITI –Habitat vai se candidatar à presidência do Conselho Directivo da Plataforma das Organizações Não Governamentais cabo-verdianas.

A decisão de Jacinto Santos surge na sequência do anúncio do actual presidente, Dionísio Simões Pereira, em não se recandidatar a um segundo mandato.

A Inforpress sabe que Santos está, neste momento, a “intensificar” os contactos com os líderes associativos, pelo que nas “próximas horas” promete “concluir as linhas gerais” da sua candidatura.

Até ao momento, o autor do livro Economia Social e Solidária em Cabo Verde, recentemente dado à estampa, é o único que já se disponibilizou para liderar a Plataforma das ONG.

Jacinto Abreu dos Santos é titular do Diploma de Altos Estudos em Práticas Sociais (DAEPS), com menção Diploma de Estudos Aprofundados (DEA), pela Universidade de Lyon 2.

É técnico em Desenvolvimento Cooperativo, com especialização em Organização e Gestão das Cooperativas Agrícolas, pelo Instituto Panafricano de Formação Cooperativa, hoje Universidade Africana para o Desenvolvimento Cooperativo (UADC).

Em termos políticos, participou activamente nas campanhas de luta pela independência de Cabo Verde, tendo militado nas fileiras do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), de 1975 a 1976.

A partir de 1989, participa no processo político que culminou com a criação do MpD – Movimento para a Democracia, tendo sido eleito deputado nas primeiras eleições legislativas plurais a 13 de Janeiro de 1991.

A 15 de Dezembro de 1991 tornou-se no primeiro presidente eleito da Câmara Municipal da Praia.

LC/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos