Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

IV edição do Festival de Teatro do Atlântico(TEARTI) acontece em Dezembro com três estreias

Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) – A IV Edição do Festival de Teatro do Atlântico(TEARTI), organizado pela Companhia de Teatro Fladu Fla, tem lugar este ano de 01 a 11 de Dezembro, na cidade da Praia, e será marcada por três estreias.

Este evento internacional, que anualmente acontece no mês de Outubro, este ano devido às medidas implementadas para travar a propagação do novo coronavírus foi reprogramado para Dezembro, mas apenas com a participação de grupos nacionais.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Companhia de Teatro Fladu Fla, Sabino Baessa, adiantou que devido à pandemia a companhia viu o orçamento do festival a ser afectado, isto porque o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas suspendeu o financiamento que estava destinado a vários projectos culturais no âmbito do edital 2019/20.

Ainda, está em “banho maria” a parceria com a Câmara Municipal da Praia, um dos parceiros ouro, devido à mudança nos órgãos camarários, resultante das últimas eleições autárquicas.

“O nosso apoio financeiro ficou condicionado e o nosso parceiro ouro tem sido a câmara municipal, mas, neste momento, da travessia das eleições ainda há indecisões sobre isso. Aguardamos o novo mandato para ver se a edilidade continua a ser parceiro ouro deste festival, mas até lá estamos por nossos meios”, frisou.

Apesar de pouco financiamento e da não participação dos grupos internacionais, Sabino Baessa assegurou que isto não põe em causa a “inovação e a qualidade” do evento.

A grande novidade, adiantou, é a estreia de três peças do grupo Fladu Fla, designadamente “Chiquinho”, que teve estreia mundial em Portugal, mas devido à pandemia não estreou em Cabo Verde.

“Três dia na vida de um morto”, um monólogo feito no âmbito do projecto de prevenção, depressão e do suicídio, e a peça “Fome 47” que mostra o sacrifício e a resiliência do povo cabo-verdiano naquela altura.

A IV Edição do Festival de Teatro do Atlântico(TEARTI) terá lugar no Centro Cultural Português, no Palácio da Cultura Ildo Lobo e nas universidades da Praia.

Até este momento, adiantou, está confirmada a participação do grupo Enigma da cidade da Praia, um grupo de São Vicente e o grupo Fladu Fla.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos