Cidade da Praia, 30 Jan (Inforpress) – O Embaixador Especial do Comité de Promoção da Expo 2030, Fábio Nicoluccci, encontrou-se hoje com o Presidente da República com quem partilhou a proposta de candidatura de Roma à Exposição Universal 2030.
Em declarações à imprensa, após se reunir com José Maria Neves, o enviado da Itália afirmou que a conversa se focou sobre o o desenvolvimento da cooperação bilateral entre os dois países, com a aproximação da Exposição Universal 2030.
A candidatura de Roma para Exposição Universal 2030, subordinada ao tema “Pessoas e
Territórios: Regeneração, Inclusão e Inovação”, tem, de acordo com o Embaixador Especial do Comité de Promoção da Expo 2030, um dossiê “rico” e que deve ser apresentado ao mundo.
“Cabo Verde é um País de muita importância para Itália no que se relaciona com a nossa civilização, pois, somos povos do mar e que fazem do pluralismo a riqueza cultural sem problema”, disse.
Com esta visita, a Itália apresentou as vantagens e facilidades previstas na proposta para os países participantes e reunir consensos em torno da sua candidatura.
Neste momento, quatro países, incluindo Itália, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Ucrânia estão na disputa para sediar a Expo Mundial de 2030.
A Rússia, que também estava na corrida, retirou a sua inscrição, alegando que devido às “actividades anti-russas” dos países ocidentais, a sua inscrição para uma exposição não seria avaliada “de forma justa e sem preconceito”.
Além da Itália, Cabo Verde recebeu em Setembro de 22 um enviado especial e também ministro para os Assuntos Africanos e conselheiro da Corte Real da Arábia Saudita que solicitou o apoio do arquipélago à candidatura de Arábia Saudita à Expo 2030.
A última Expo mundial aconteceu no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em Março de 2022.
PC/JMV
Inforpress/Fim