Irmãos capuchinhos celebram na Praia a festa de São Francisco de Assis e mais um Outubro Franciscano

 

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – Os irmãos capuchinhos do convento de São Filipe, na Cidade da Praia, celebram esta quarta-feira, 04 de Outubro, a festa de São Francisco de Assis, dando também inicio à quinta edição do Outubro Franciscano.

Este ano as actividades do Outubro Franciscano que prolongam a festa de São Francisco de Assis, são dedicadas à figura de Santa Clara de Assis, conforme explicou o Frei Gilson Fred, um dos mentores dessa iniciativa.

Ao longo do mês de Outubro vão ser realizados vários encontros de cariz social, espiritual e religioso para dar a conhecer a figura de São Francisco de Assis, espiritualidade franciscana e a própria presença dos confrades capuchinhos na ilha de Santiago.

“O tema geral é no feminino no plural “Clara de Assis , a filha amada de São Francos”, disse Frei Gilson Frede.

Esta quarta-feira, às 17:00 será rezada a missa em honra a São Francisco de Assis, seguida de um momento de convívio. Já no próximo domingo, 08, será realizado um primeiro encontro com os artistas para falar das mulheres artistas e das mulheres na arte.

Na semana seguinte, 15, o encontro será com os jovens tendo como tema “o feminino que gera o outro: A vocação como regeneração”.

“Vamos encontrar todos os jovens e debruçar um pouco sobre a vocação, sobre dar vida. Avocação como uma vida nova”, disse sublinhando que não se trata aqui apenas da vocação religiosa.

No dia 22 será realizada uma mesa redonda com as mulheres de vários níveis e de diversas categorias profissionais, domésticas, chefes de famílias, entre outras.

A conclusão do Outubro Franciscano está prevista para o último domingo do mês, 29, momento é que se prevê a realização de uma feira de saúde, jogos e quermesse por forma a criar um ambiente de festa e de convívio.

Frei Gilson Frede adianta que as actividades do Outubro Franciscano vão ganhando a dinâmica e conquistando a adesão das pessoas numa festa que se quer saudável, sem álcool e sem exageros.

Para o próximo ano a ideia é levar a história de São Francisco de Assis para escolas, realizar rádios de praça para melhor dar a conhecer “esse homem extraordinário que muito faz falta na sociedade de hoje”.

São Francisco de Assis (1182-1226) foi um religioso italiano. Fundou a Ordem dos Franciscanos. Era filho de um rico comerciante, mas fez votos de pobreza. Foi canonizado pelo papa Gregório IX, dois anos depois de sua morte.

É Patrono dos Irmãos Capuchinhos.

MJB/FP

inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos