IPP realiza IV encontro com forma(n)dos para debater impacto de ordenamento do território no desenvolvimento local

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) – O Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP) realizou hoje, no Hotel Perola, o IV Encontro de Forma(n)dos para debater o impacto do ordenamento do território no desenvolvimento local sustentável.

O evento que antecede a realização do VI Diálogo Estratégico, que este ano acontece em Angola (Luanda), a 17 de Maio sobre o tema “Poder local e ordenamento territorial: Pensar, Planear e Potencializar”, visa segundo a directora executiva do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP), preparar os especialistas para o debate dos desafios da descentralização que se avizinham em Angola.

“Nós pretendemos, também, através deste tipo de encontro, reunir uma vez por ano os nossos formados para partilha de ideias e debate de questões que achamos pertinentes para o desenvolvimento de Cabo Verde”, disse Indira Pires.

Ainda segundo Indira Pires, a intenção é criar laços de afinidades entre os forma(n)dos e cumprir um dos propósitos do IPP de debater ideias e promover debates na sociedade cabo-verdiana sobre questões pertinentes para o desenvolvimento do país.

Para o debate do tema do VI Diálogo Estratégico, a ter lugar em Angola em parceria com a Academia BAI, Indira Pires explicou que vai ser cumprido a mesma estrutura do que vem acontecendo nos encontros de Cabo Verde, com dois painéis e uma conversa com Pedro Pires, que será com Carlos Lopes (guineense).

“A temática a ser debatida em Angola é muito actual para o país, tendo em conta que irão realizar em 2020 as eleições municipais, assim como a criação de municípios”, referiu.

A VI edição do Diálogo Estratégico, conforme Indira Pires, será especial, pois, pela primeira vez em Luanda, especialistas e personalidades da comunidade internacional irão debater os próximos desafios da descentralização que se avizinham em Angola.

O Diálogo Estratégico do IPP começou a ser realizado em 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, tendo já debatido temas sobre a “Integração regional em África”, “Inovação na gestão desenvolvimento”, “Que capital humano, para que desenvolvimento?”, “Democracia e imprensa livre” e “Mulheres e Liderança: para além dos chavões”.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos