Mindelo, 13 Mar (Inforpress) – O presidente do Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM) garantiu que o memorando de entendimento rubricado hoje, no Mindelo, com a congénere angolana deverá servir para fortalecimento da prevenção de acidentes.
Mário Margarito Gomes assumiu este posicionamento na sequência da assinatura do memorando por ele e pelo director-geral do Instituto Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes de Transportes da República de Angola (INIPAT), Luís António Solo.
Segundo a mesma fonte, as duas instituições estão empenhadas em reforçar a segurança no sector marítimo e aeronáutico.
“Pelo que a partir de hoje assumimos formalmente o compromisso de fomentar a cooperação de assistência mútua no âmbito das nossas atribuições e competências em matéria de prevenção e investigação nestes dois importantes meios de transportes”, asseverou.
Por seu lado, Luís António Solo considerou ser um “marco histórico” e que acarreta “grande responsabilidade” para o INIPAT, uma vez que, o estabelecimento de parcerias com congéneres estrangeiras constitui uma prioridade nas estratégias de actuação do instituto.
O memorando, continuou, expressa a vontade de ambas as partes relativamente à cooperação e assistência técnica em matéria de investigação e prevenção de acidentes aéreos e marítimos nos termos da Organização da Aviação Civil Internacional e do Código de Investigação de Acidentes da Organização Marítima Internacional (OMI) de que os dois países são membros.
Por isso, Luís Solo acredita ser esse um “momento ímpar” nas relações de cooperação entre os dois Estados e para a qual Angola vai continuar a envidar esforços para a sua continuidade.
Com o estabelecimento da cooperação, as instituições envolvidas pretendem unir esforços para colocar em prática normas e procedimentos no domínio dos transportes aeronáuticos e marítimos, e ainda, contribuir para a capacitação dos seus investigadores mediante a realização de intercâmbios técnicos, formação adequada e contínua partilha de informação.
A cerimónia contou com a presença do ministro do Mar, Abraão Vicente.
LN/CP
Inforpress/Fim