Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) – O Instituto do Património Cultural (IPC) trabalha na melhoria da acessibilidade do Museu da Arqueologia, na Boa Vista, e do Museu do Mar, em São Vicente, e torná-los mais inclusivos, permitindo a fruição de visitantes com deficiência.
Estas informações foram avançadas pela directora dos Museus, Aleida Aguiar, em declarações à Inforpress, na cidade da Praia, no âmbito do Dia Internacional dos Museus que se assinala anualmente a 18 de Maio.
Em Maio de 2022, o IPC lançou o projecto “Museus Acessíveis”, que visa garantir acessibilidade física e intelectual em todas as 10 estruturas museológicas tuteladas pela entidade às pessoas com deficiência tendo como espaços-piloto os Museu Etnográfico da Praia e o Campo da Concentração do Tarrafal.
No entanto, segundo Aleida Aguiar, esse desiderato não se concretizou ainda, e, neste momento estão numa fase de diagnóstico para poder submeter os projectos ao financiamento.
“De momento, nenhum dos nossos museus oferece conteúdos nos suportes em braille, língua gestual, por isso que ainda estamos num processo de diagnóstico, de levantamento, para depois submeter o projecto ao financiamento”, sustentou a directora dos Museus.
Conforme salientou, há todo um trabalho para que se possa garantir a acessibilidade em toda a extensão destas estruturas, isto é, trabalhar o acesso aos espaços, a questão da comunicação das exposições, redefinir e readaptar os conteúdos dos museus numa linguagem adaptada a esta camada.
Entretanto, neste momento, o IPC tem em curso dois projectos novos de acessibilidade e inclusão nos museus de Arqueologia, na Boa Vista, e do Mar, em São Vicente, este último, precisou, já passou pelo processo de reabilitação e agora vão trabalhar na parte museográfica.
“Estes são os dois projectos que estamos a trabalhar de momento na questão da acessibilidade, e já têm financiamento”, reforçou Aleida Aguiar, reiterando que os que deveriam ser os projectos-piloto ainda não têm financiamento.
Conforme a responsável, o museu da Arqueologia, na ilha da Boa Vista, está prevista a sua inauguração para o início do mês de Junho, já no Museu do Mar os trabalhos estão previstos para arrancar ainda este ano.
TC/CP
Inforpress/Fim