IPC promove reflexão sobre a gestão do património religioso na Ribeira Grande de Santiago

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) – O Instituto do Património Cultural (IPC) promove hoje uma reflexão sobre a gestão do património religioso na Ribeira Grande de Santiago, Cidade Velha, em parceria com a Diocese de Santiago e a câmara municipal local.

Segundo o convite do presidente do IPC, Charles Akibodé, a jornada de reflexão denominada “Património religioso na Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), Património Mundial – entre a salvaguarda e os desafios de valorização”, terá lugar no Convento de São Francisco.

O objectivo é reflectir sobre a gestão do Património Religioso (arquitectónico, imaterial e museológico), seja a nível de conservação, intervenção e usufruto, conforme explicou, acrescentando que o mesmo permitirá operacionalizar os preceitos previstos no acordo assinado em 2013 entre a Santa Sé e o Estado de Cabo Verde.

Desta forma, será possível, na sua opinião, “dirimir” as possíveis áreas de conflito no que se refere a essa gestão, sublinhando que a classificação do sítio histórico da Cidade Velha ao Património Mundial, em Junho de 2009, foi estribada no seu potencial histórico e patrimonial, seja cultural como natural.

“É inequívoco o papel desempenhado pelo legado da igreja, tangível e intangível, enquanto suporte aos critérios apresentados”, referiu, frisando que a elevação “acarreta” um desafio de salvaguarda, mas “acima de tudo” a implicação das instituições públicas e privadas, e da continuidade local.

Na sua opinião, isso interpela a uma articulação constante, evitando conflitos a nível de gestão, dada a natureza complexa desse legado, sobretudo no que diz respeito ao património arquitectónico, tanto civil, religioso, como militar.

O IPC, cuja missão é de salvaguardar e valorizar a memória colectiva do povo cabo-verdiano, prevê institucionalizar no quadro das suas actividades um fórum científico em articulação com as dioceses de Cabo Verde sobre a gestão do Património Religioso.

DR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos