IPC inicia implementação do projecto “Museus Acessíveis” este ano (c/áudio)

Cidade da Praia, 04 Jan (Inforpress) – O Instituto do Património Cultural (IPC) vai iniciar, este ano, a implementação do Projecto “Museus Acessíveis” com o Campo de Concentração do Tarrafal e Museu Etnográfico da Praia, para garantir o acesso à cultura às pessoas com deficiências.

À Inforpress, o presidente do IPC, Jair Fernandes, esclareceu que o projecto “Museus Acessíveis”, apresentado em Maio do ano transacto, não se concretizou ainda porque um dos principais parceiros teve que se retirar devido à falta de recursos financeiros.

 “Só não se avançou no ano passado porque um dos principais parceiros infelizmente por questões financeiras teve que se retirar, mas já temos a garantia para este ano iniciarmos com o museu Campo de Concentração do Tarrafal e Etnográfico da Praia, são dois projectos pilotos”, prognosticou.

“Porque quando se fala da inclusão social e cultural é preciso pensar na sua acção um pouco mais ampla”, disse, fazendo menção à Constituição da República que aponta a questão da fruição cultural no seu artigo 79º ao qual todos têm o direito.

Pelo que acredita será um projecto “revolucionário”, uma vez que, argumentou, a nível do continente Africano, mormente na sub-região, não há ainda nenhum projecto ou exemplo de “boas práticas” no que diz respeito ao acesso ao património cultural, sublinhando que a própria Unesco tem alertado para esta questão.

Jair Fernandes fez saber ainda, por outro lado, que em 2022, o ano da retoma das actividades sociais, económicas e culturais, e naturalmente a retoma do turismo de cruzeiro, houve uma grande procura às ilhas de Cabo Verde, mormente Santiago e São Vicente.

Os operadores turísticos acabaram por diversificar em termos de procura às estruturas de património cultural, com destaque para uma grande procura ao museu Norberto Tavares, no Concelho de Santa Catarina.

“Se antes tínhamos somente os dois polos, a Cidade Velha e o Tarrafal, os números também falam por si, obrigando naturalmente neste novo ano uma nova planificação à volta desta estrutura”, constatou aquele responsável.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos