Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Internet trouxe “ganhos imensuráveis” e democratização da informação em Cabo Verde – técnico NOSi

Cidade da Praia, 17 Mai (Inforpress) – A Internet trouxe “ganhos imensuráveis” e a democratização da informação no país, disse hoje Milton Cabral, técnico do NOSi, defendendo a aposta na capacitação de técnicos para que Cabo Verde possa acompanhar o ritmo da transformação digital.

Milton Cabral, técnico do Departamento de Desenvolvimento de Software do NOSi (Núcleo Operacional da Sociedade de Informação), falava em declarações à Inforpress no âmbito do Dia Mundial das Telecomunicações e do Dia da Internet que se celebra hoje (17 de Maio).

Para o técnico do NOSi, o fenómeno da Internet trouxe uma nova abordagem para o arquipélago, salientando, no entanto, que o maior desafio das novas Tecnologias de Informação e Comunicação “é ter a capacidade e o fôlego de acompanhar o ritmo da transformação digital”.

Para que Cabo Verde possa acompanhar esse ritmo, prosseguiu, têm que ser feitas um conjunto de acções combinadas, nomeadamente, a capacitação de técnicos, criação de infraestruturas de serviços de tecnologias, entre outras, para que se consiga alcançar os resultados esperados.

Lembrou, neste sentido, que o NOSi tem desenvolvido algumas acções visando promover e garantir a capacitação de técnicos através do projecto “NOSi academia”, uma iniciativa que conforme elucidou, tem inserido no seu plano de estágio, jovens cuja taxa de empregabilidade no mercado de trabalho tem sido quase a 100%.

No que se refere ao uso das novas tecnologias por parte dos cabo-verdianos, disse que Cabo Verde tem andado muito perto das tendências globais e sabido perseguir essas tendências da melhor forma, ajuntando que, actualmente, há uma maior consciencialização por parte do Governo e das empresas nacionais sobre a importância desse instrumento.

Fazendo uma análise sobre o impacto da sua utilização por parte do arquipélago considerou que o Governo de Cabo Verde “está completamente informatizado” e que os cabo-verdianos têm sabido tirar o proveito dos benefícios que a Internet traz aos utilizadores.

“Tem-se tentado fazer o bom uso da internet em Cabo Verde, há sinais de presença online de empresas de gestão de perfis, as empresas já entenderam que tem que ter presença na internet através de um portal, o Estado tem essa consciência há já algum tempo, de que os processos através da internet e informatização são mais ágeis”, referiu.

Entretanto, defendeu que Cabo Verde, que tem a tendência de ser o consumidor, tem que começar a produzir e disponibilizar mais conteúdos nas plataformas digitais, ajuntando, por outro lado que as entidades responsáveis têm que continuar a apostar na promoção de campanhas de sensibilização visando garantir o seu melhor uso.

Apesar da internet ter trazido vantagens e mudado a vida das pessoas, frisou, a mesma tem também as suas desvantagens, sustentando que nem todos conteúdos que são disponibilizados são “fidedignos”, “seguros” e nem todas pessoas estão preparadas para fazer o uso da internet.

Destacou ainda a implementação de políticas por parte do Governo que têm garantido uma maior promoção da inclusão digital no país, indicando, neste quadro, a criação do projecto da WEB Lab, um “passo significativo”, que no seu entender, tem levado as tecnologias e conhecimento aos estabelecimentos de ensino nas diferentes ilhas.

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação comemora-se no dia 17 de Maio.

O Dia Mundial da Internet foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Janeiro de 2006. Na ocasião também ficou estabelecido que nesta data ainda seriam lembrados os dias da Sociedade da Informação e das Telecomunicações.

A data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

A internet teve origem no decurso da segunda guerra mundial, nos finais dos anos 60, tendo como objectivo criar um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos.

CM/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos