Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Intercambio: Professores ajudam alunos a descobrirem a sua vocação profissional

Cidade da Praia, 11 Mai (Inforpress) – Professores e alunos do Liceu Pedro Gomes e Achada Grande Frente, reuniram-se hoje para partilhar e socializar conhecimento no âmbito de orientação vocacional, uma escolha que para a maioria dos jovens é uma decisão “bastante” difícil.

Em declarações à Inforpress, a professora da disciplina Educação para Cidadania e Formação Pessoal e Social, Susana Delgado, avançou que o intercâmbio de orientação vocacional é uma incitava que parte do grupo disciplinar da Educação para Cidadania e Formação Pessoal e Social e visa preparar os jovens para a escolha de uma área de formação após o 10º ano.

“Isso acontece na sequência de todo um trabalho realizado durante o ano lectivo, no 10º ano, ajudando os alunos, com tantas opções e possibilidades disponíveis no mercado, a escolher uma profissão mais adequada ao seu perfil, interesse, perspectivas e até notas”, disse.

É preciso, também, segundo a docente, que os alunos aprendam a escolher um a profissão de acordo com as notas que tiram no fim do ano lectivo, assim como as disciplinas para as quais estão vocacionados, pois, é preciso saber que área escolher no 11º e 12º anos.

Isso porque, realçou, no 11ª ano os alunos têm de escolher se seguem a área humanística, linguística, ciências e tecnologias ou económica e terem em consideração as notas necessárias para seguir as diferentes áreas.

Conforme Susana Delgado, as profissões mais escolhidas pelos alunos têm sido Medicina, Jornalismo, Direito e engenharias.

O intercâmbio, sublinhou, vai permitir ao aluno um processo de autoconhecimento, com recurso a inúmeras opções formativas e descoberta de profissões, através de uma dinâmica que implica concursos e questionários sobre as profissões, desfiles, entre outros.

“Tendo em conta que passamos grande parte da nossa vida a trabalhar, é importante que isto ajude os alunos a descobrir (…) e escolher quais são as suas opções de futuro. Se não formos felizes, não somos bons profissionais”, concluiu.

O intercâmbio aconteceu esta manhã no Centro Educativo de Achada Grande Frente, onde participaram a maioria das escolas secundárias do concelho da Praia.

PC/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos