Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra estende formação a Cabo Verde

Coimbra, 12 Fev (Inforpress) – O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai desenvolver em Cabo Verde cursos de formação na área da gestão de “smart cities”, tecnologia e gestão automóvel e engenharia civil.

Segundo Mário Velindro, presidente do ISEC, em Abril deverão arrancar as pós-graduações na área da gestão de “smart cities”, os cursos de tecnologia e gestão automóvel e de “Building Information Modellin” (BIM) – uma metodologia de partilha de informação nas diversas fases de concessão, projecto e construção de um edifício.

“Estamos a apostar nas áreas pelas quais o Governo cabo-verdiano está a enveredar, todas muito ligadas à digitalização, inovação e novas tecnologias”, salientou o responsável à agência Lusa, referindo que as formações vão envolver mais de uma centena de alunos.

De acordo com o presidente do ISEC, no início do próximo ano lectivo em Cabo Verde, em Setembro, deverá arrancar também um curso de iniciação à informática para 85 alunos com idades entre os oito e os 11 anos.

Trata-se de uma réplica de um curso daquela instituição de ensino aprovado em São Tomé e Príncipe, que venceu um concurso com mais de 100 concorrentes promovido pelo consórcio que envolve as companhias petrolíferas British Petroleum – BP e Kosmos Energy e a Agência Nacional de Petróleo daquele país.

Os cursos a desenvolver em Cabo Verde resultam de parcerias com a Universidade daquele país, com a Fundação Smart City CV, com o Instituto Politécnico Democracia e Desenvolvimento e com várias empresas a operar no território.

“A presença do ISEC em Cabo Verde vai permitir a mobilidade de estudantes e docentes, aumentando a sua visibilidade junto dos alunos cabo-verdianos e, estamos certos, fazendo subir o número de estudantes internacionais nos nossos cursos em Coimbra”, perspectiva Mário Velindro.

Por outro lado, refere, estas parcerias são “mais uma forma de os investigadores e docentes do ISEC exercitarem a sua vocação para prestar serviços a empresas e transferirem conhecimento, colocando a ciência ao serviço das pessoas e do desenvolvimento”.

Futuramente, outro dos projectos a lançar em Cabo Verde vai permitir a criação de um curso técnico de manutenção de aeronaves, em conjunto com a Sevenair e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde.

Inforpress/Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos