Instituto Padre António Vieira deseja implementar o projecto “UBUNTU” em Cabo Verde

 

Cidade da Praia, 28 Ago (Inforpress) – O Instituto Padre António Vieira, de Portugal deseja implementar em Cabo Verde o projecto “UBUNTU”, para que os jovens sejam agentes de transformação e promovam o desenvolvimento em prol do serviço à comunidade.

A informação foi avançada pela coordenadora do projecto “UBUNTU”, e da instituição, Sofia Alves, em declarações à imprensa na Cidade da Praia, por ocasião da inauguração hoje da formação “UBUNTU: Escola de Verão, na qual participam 35 jovens de instituições, organizações e associações nacionais.

“O nosso próximo passo é lançar a semente aqui em Cabo Verde, uma academia de líderes “UBUNTU” para levar o espírito e a filosofia para outros lugares”, disse a responsável realçando que neste momento estão a capacitar jovens com perfil de liderança provenientes do contexto de vulnerabilidade, para que no futuro possam ser eles a dar andamento a este sonho e projecto.

Entretanto, avançou que durante a formação serão ministrados temas de liderança servidora, mediação de conflitos, empoderamento e desenvolvimento pessoal e social, que segundo a mesma serão explorados nos cinco pilares essenciais do programa como o autoconhecimento, autoconfiança, empatia, resiliência e serviço.

Sofia Alves explicou que a ideia é que os jovens sejam líderes servidores nas suas próprias comunidades, reconheçam os seus talentos, competências, mas também as suas fragilidades, tudo em prol do desenvolvimento social.

Para Liver Gome, presidente da Associação de Estudantes da Universidade de Cabo Verde, a formação é uma mais valia para a instituição que dirige, mas também para a comunidade em geral uma vez que vai adquirir experiências e bagagens que lhe permitam desenvolver acções na sociedade.

“Penso em obter várias características de liderança e ferramenta que nos permita a nós jovens, trabalhar na comunidade e dar o nosso contributo para a nossa localidade, mas também para o país”, indicou.

Organizado pelo Instituto Padre António Vieira, o evento conta com a parceria da Câmara Municipal da Praia, Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Associação Comunitária Amigos de Safende, Pilorinhu, Abraço, Movimento Jovens pela Paz e Rádio Comunitária “Voz de Ponta d´Água”.

“UBUNTU: Escola de Verão é um projecto que se inspira na academia de líderes UBUNTU criado em Portugal, que já se encontra na 4ª edição, com resultados positivos, tendo sido reconhecido pela Comissão Europeia como um exemplo de boas práticas.

O programa tem por base o conceito UBUNTU “eu sou porque tu és”, “eu sou pessoa através das outras pessoas”, inspira-se em vários líderes mundiais e servidores de referência como Nelson Mandela, Gandhi, Desmond Tutu, Aun San Suu Kyi, Martin Luther King,entre outros e visa a capacitação com base no desenvolvimento de ferramentas e competências de aprendizagem incutido no modelo de líderes e na vivência de experiências e de desafios.

AV/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos