Instituto Nacional de Estatística lança seu primeiro Código de Boas Práticas na produção de estatísticas

Cidade da Praia, 20 Out (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai lançar o seu primeiro Código de Boas Práticas (CBP) na produção das estatísticas, por ocasião do Dia Africano de Estatística, e, segundo o seu presidente, trata-se de um documento “muito importante”.

Para Osvaldo Borges, o CBP é um “instrumento orientador e de implementação fundamental”, ao nível do Sistema Estatístico Nacional, para a promoção da qualidade na produção estatística no sistema.

“Nós, em Cabo Verde, ainda não tínhamos sistematizado [regras que regem sistemas estatísticos] e, no ano passado, através de uma consultoria do Banco Mundial e de outros parceiros, conseguimos elaborar um documento muito importante que foi partilhado com o Conselho Nacional de Estatística e com todos os órgãos produtores”, informou Osvaldo Borges.

O CBP vai ser apresentado publicamente por ocasião do Dia Africano de Estatística, 18 de Novembro, que este ano se assinala sob o lema: “Modernizar os sistemas estatísticos nacionais para apoiar o desenvolvimento sócio-cultural em África”.

Nessa ocasião, adiantou o presidente do INE, será feita a apresentação do ponto de produção estatística em Cabo Verde, sobretudo um projecto regional “muito interessante”, com vários censos a serem feitos, nomeadamente nos sectores das pescas, desporto e agricultura.

“A produção da qualidade estatística é uma questão muito importante”, indicou, acrescentando que este assunto faz parte do CBP.

O CBP é fundamental na promoção de uma conduta profissional e padronizada na persecução da melhoria contínua da qualidade na produção, análise e disseminação das estatísticas do Sistema Estatístico Nacional (SEN).

LC/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos