Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Instituto Nacional de Estatística e Universidade Jean Piaget estabelecem protocolo de parceria sistemática

 

Cidade da Praia, 26 de Mai (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) assinou hoje, na Cidade da Praia, um protocolo de colaboração com a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, que visa estabelecer uma parceria sistemática e efectiva entre as duas instituições.

O protocolo foi assinado pelo presidente do conselho de administração do INE, Osvaldo Borges, e o reitor da Universidade Jean Piaget, Wlodzimierz Szymaniak.

Para Osvaldo Borges, é uma “grande honra” assinar um protocolo com uma “universidade de referência” em Cabo Verde.

Segundo ele, o objectivo do INE enquadra-se no âmbito do projecto “literacia estatística”, com o propósito de “facultar” todas as informações do instituto às universidades, escolas primárias e secundárias e toda a sociedade em geral.

“Nós achamos por bem que toda a informação que é produzida através dos grandes inquéritos, devem estar ao serviço da sociedade cabo-verdiana”, precisou o presidente do INE.

Considerou, por outro lado, que nesta abordagem “não faz sentido” estar a gastar “rios de dinheiro”, para depois ter a base de dados guardada no INE e sem acesso aos investigadores das universidades em Cabo Verde.

Por isso, afirmou que o objectivo último do INE é sempre “apoiar a investigação”, facto que considera ser muito importante.

Por seu lado, Wlodzimierz Szymaniak disse estar “particularmente orgulhoso” com este convénio que, segundo ele, pode abrir novos caminhos.

“É um convénio que não nasce do nada, resulta da consolidação da cooperação que existe há muitos anos” indicou o reitor.

Para ele, nos últimos anos tem-se observado um “interesse crescente” pela matematização do saber.

“Penso que em Cabo Verde ainda precisamos muito da literacia estatística”, revelou o reitor, garantindo que as pessoas “não sabem” interpretar os dados.

Mediante nota enviada à Inforpress, esta parceria sistemática entre as duas instituições é baseada nos princípios de diálogo, lealdade, subsidiariedade e legalidade, no interesse mútuo das partes.

Pretende também promover a investigação científica e aplicada, assim como o desenvolvimento da produção estatística.

BS/LC/FP

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos